Carnaval

Charanguinha levou cor, alegria e exuberância a Cabanas de Viriato

𝐂𝐚𝐫𝐧𝐚𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐕𝐞𝐫ã𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐚𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐕𝐢𝐫𝐢𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐞𝐜𝐨𝐫𝐫𝐞𝐮 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐯𝐞𝐳 𝐞𝐦 𝐡𝐨𝐫á𝐫𝐢𝐨

 

Criado em 2019, o Carnaval de Verão da Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato é um dos poucos fora de época no nosso país e voltou a realizar-se este sábado, 05 de Julho de 2025.

Ainda que a organização tivesse inicialmente a intenção de o apresentar em horário nocturno e em data exclusiva, tem-no feito coincidir com as Festas da Vila, habitualmente realizadas no segundo fim-de-semana de Agosto, numa parceria com a organização daquelas festas anuais.

Tendo-se chegado à conclusão de que a separação beneficiaria mais a terra com a realização dos dois festejos em datas distintas.

Este ano, a direcção da Associação do Carnaval optou por recuperar a ideia original de carnaval nocturno e em data diferente.

Estreante em Cabanas de Viriato, a Escola de Samba Charanguinha, uma das mais famosas e carismáticas escolas de samba de Ovar e campeã em título do carnaval vareiro, foi a convidada para se juntar este ano à famosa Dança dos Cus.

Tornou-se acertada a opção pelo horário nocturno, tendo o desfile iniciado às 22h30, pois seria insuportável e sufocante se se tivesse mantido o habitual horário da tarde, face às elevadas temperaturas que o país tem vindo a registar nos últimos dias, o que, por certo, também influenciaria a adesão de público.

Centenas de pessoas deram boa moldura ao curto troço da Avenida Aristides de Sousa Mendes reservado a “sambódromo”, que a “Charanguinha” encheu de cor, alegria e exuberância, dançando e cantado sob o lema “De Alma Lavada”. Energicamente ritmada por uma pujante bateria, posicionada em lugar estático, a letra do tema finalizava assim: «𝘝𝘰𝘶 𝘮𝘦𝘳𝘨𝘶𝘭𝘩𝘢𝘳 𝘯𝘦𝘴𝘴𝘢 𝘧𝘰𝘭𝘪𝘢 / 𝘈𝘵𝘳𝘢𝘤𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘯𝘰 𝘱𝘰𝘳𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘴𝘦𝘶 𝘤𝘰𝘳𝘢çã𝘰 / 𝘕𝘢 𝘰𝘯𝘥𝘢 𝘥𝘢 𝘤𝘩𝘢𝘳𝘢𝘯𝘨𝘶𝘪𝘯𝘩𝘢 / 𝘛𝘳𝘢𝘯𝘴𝘣𝘰𝘳𝘥𝘰 𝘥𝘦 𝘢𝘮𝘰𝘳 𝘯𝘢 𝘮𝘢𝘳é 𝘥𝘢 𝘱𝘢𝘪𝘹ã𝘰.»

Percorrendo aquele troço por seis vezes (três em cada sentido), a Escola de Samba brilhou na sua coreografia, ao mesmo tempo que exibia ornamentação artística nos seus trajes, alusiva a Neptuno, rei dos oceanos, padrinho da “Charanguinha”.

Seguiu-se a “Dança dos Cus” do Carnaval de Cabanas de Viriato, que matou as saudades de muitos cabanenses, principalmente dos emigrantes de férias na sua terra, mas já muita gente se tinha ausentado. Exibindo-se num ritmo diferente, comparativamente menos arrebatador, ficou a ideia de que o espectáculo e a permanência do público, nestes novos moldes, funcionariam melhor se esta dança actuasse primeiro.
A animação continuou noite dentro com música do DJ Kimono, um criativo e jovem artista de Santa Comba Dão, conhecido como o DJ das Beiras.

Lino Dias (Texto e foto)

Botão Voltar ao Topo