Cultura

Ovar e Estarreja acolhem 9.º Encontro da Associação Portuguesa de Casas-Museu

Os Municípios de Ovar e de Estarreja são os anfitriões do 9.º Encontro da Associação Portuguesa de Casas Museu (APCM). Sob o mote “Dinâmicas e Modelos de Gestão das Casas-Museu”, a iniciativa realiza-se nos dias 6 e 7 de dezembro. Com vários painéis de reflexão, tertúlias, workshops e visitas guiadas, esta é uma importante oportunidade para dar a conhecer a realidade dos equipamentos da rede e respetivos projetos museológicos e, ao mesmo tempo, partilhar conhecimentos e boas práticas.

 

Com o objetivo de dar mais um passo para a consolidação do seu trabalho e para a afirmação da rede nas diferentes áreas e contextos culturais, sociais, económicos e ambientais no território nacional, a APCM organiza mais um encontro, desta vez com a coorganização dos Municípios de Ovar e de Estarreja que integram a rede de Casas Museus, com os equipamentos culturais Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense e Casa Museu Egas Moniz.

Conceitos, desafios, certezas, interrogações, alcances, fronteiras, limites concetuais, vantagens e desvantagens operacionais, experiências e objetivos estratégicos das Casas-Museu… São muitos os temas em cima da mesa, num programa diversificado que visa proporcionar momentos de sensibilização, formação, partilha, reflexão e discussão e que conta com um painel relevante de investigadores, profissionais e decisores da área de gestão museológica, convidados e membros da APCM.

O primeiro dia do encontro será realizado na Casa Museu Egas Moniz, em Estarreja e o segundo em Ovar, na Escola de Artes Ofícios e no Museu Júlio Dinis. A sessão de abertura está marcada para as 9h30 e conta com a participação de Luísa Garcia Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Casas-Museu, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja e Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

O Encontro conta com um conjunto de painéis e tertúlias, num total de 15 intervenções, que irão dar a conhecer projetos inovadores em diversas áreas e refletir sobre um conjunto de temas atuais para as Casas Museu. Paralelamente serão realizados dois workshops com os seguintes temas: “Arquivo-Vivo no Museu: Mediação Participativa e Digital de Arquivos” e “Narrativas Multimediais como Processo de Comunicação Museolográfico”.

O trabalho do Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense estará em evidência neste Encontro. “As Casas-Museus hoje e amanhã” será o ponto de partida para uma edição especial de “Conversas à Volta do Tanque”, uma das marcas da programação do Município de Ovar. O programa conta, também, com uma visita guiada ao Museu Júlio Dinis. Destaque, ainda, para a comunicação de Ana Maria Soares Ferreira, subordinada ao tema: “Museu Júlio Dinis – Do projeto museológico ao projeto literário: Caminhos de um documentário”. A investigadora e Comissária das Comemorações dos 160 Anos da Chegada de Júlio Dinis a Ovar irá falar do processo de criação da obra cinematográfica e documental “O Projeto Literário – Crónicas de Júlio Dinis em Ovar”.

A participação no 9º Encontro da Associação Portuguesa de Casas Museu (APCM) é gratuita, mas com lotação limitada. Os interessados devem contar o Museu Júlio Dinis ou a Casa Museu Egas Moniz.

O programa completo encontra-se em: https://cms.cm-ovar.pt//upload_files/client_id_1/website_id_2/2023/MJD/PROGRAMA%20SITE%20_encontros.pdf

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo