LocalPrimeira Vista

Chefes vareiros sem medo do ‘Duelo de Sabores’ (DA)

Uma sopa de enguias para começar, seguida de posta marinhoa com espargos e uma fatia de Pão-de-Ló de Ovar para a sobremesa.

Esta podia muito bem ser uma sugestão ganhadora para a ementa da equipa de Ovar que o chefe Kiko vai liderar no novo programa de culinária da RTP1 que põe as localidades em confronto.

Pedro Castro gosta de cozinhar e, ontem, levantou-se às 6 horas da manhã para confeccionar e apresentar a sua posta marinhoa com espargos no ‘casting’ que teve ontem lugar, na Praça da República. “Espero que o chefe Kiko goste, pois esta carna é de uma raça autóctone desta região e tem grande qualidade”, explicou, sem descurar uma oportunidade de promover um produto da terra.

A Sónia Aires, por seu lado, confeccionou uma tarte de requeijão com cobertura de ovos moles e o desejo é também ser eleita para a equipa. Mas havia muito mais, num total de doze propostas que, claro, também incluia o afamado Pão-de-ló que, diz quem conhece, “é um trunfo desta equipa, pois o Chefe Cordeiro gosta muito”.

Os pratos tiveram que ser confeccionados pela fresquinha da manhã, pois a prova estava marcada para começar às 8 horas, na Praça da República. Os concorrentes foram chegando e a equipa de produção do programa também se foi instalando.

“O chefe Kiko está a chegar”, respondem, perante a impaciência de alguns. E está mesmo, só que vem pelo ar. Há um helicóptero a sobrevoar a Praça do Município: “É o chefe Kiko”. Para não haver perdas de tempo, o chefe seguiu de helicóptero, aterrou no aeródromo de Maceda e minutos depois já estava no centro da cidade ovarense.

Sem a jaleca vestida, contacta com os concorrentes, procura conhecê-los melhor e dá um primeiro vislumbre pelos pratos, sem os provar ainda. O sol começa a invadir a Praça da República e as mesas são arrumadas para a sombra para salvaguardar a qualidade dos alimentos.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, também veio ver como estava a correr a “selecção”. “Dá algum trabalho realizar um programa destes, mas é uma boa oportunidade para promover a nossa terra”. Hoje, é a vez de chegar Catarina Furtado para filmar mais alguns exteriores na cidade.

Os apurados vão defender a cozinha ovarense contra a Póvoa de Varzim, num duelo que se deverá realizar em Amarante, do programa Cook-Off – Duelo de Sabores, que vai para o ar, nas noites de domingo da RTP1.

Amarante é a cidade escolhida para receber, sexta-feira, 29 de maio, Rui Reininho (GNR) que, acompanhado de Catarina Furtado, dará a conhecer alguns pontos de interesse na cidade, com especial enfoque na gastronomia, sendo, ao mesmo tempo, o território neutro para a realização de uma disputa entre as equipas (4 elementos cada) dos concelhos de Ovar e de Póvoa de Varzim.

A gravação do “Cook Off” de Amarante terá lugar no Largo de S. Gonçalo, sendo o programa emitido a 28 de junho. No seu conjunto, a RTP produzirá 13 programas, com a duração de 90 minutos cada, sendo que o gravado em Amarante será o sétimo a ir para o ar. (Ler mais in Diário de Aveiro)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo