Cultura

Cine-Teatro de Estarreja lança programação em modo de sala virtual

O Cine-Teatro de Estarreja (CTE) apresenta a sua programação inteiramente online e gratuita para o mês de março, que terá transmissão na página oficial do Facebook, aguardando pelo público na sala digital com cinema, música, teatro e muita conversa.

São várias as conversas que decorrerão ao longo do mês, sempre à sexta-feira, às 21h30, com o objectivo de ouvir diversos artistas em diferentes áreas da cultura. Quais os desafios que o contexto pandémico trouxe? Como se reinventaram? Como é o processo criativo em tempos de confinamento?

Pedro Tochas, artista de rua e de palco, é o primeiro convidado. Percorreu o mundo como palhaço, actor, ‘stand up comedian’, ‘performer’ onde o humor foi sempre a base do seu trabalho. No dia 5, vai falar sobre o estado das artes performativas e os desafios que tem enfrentado.

No dia 12, a directora de produção e de cena da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC), Cláudia Sampaio conta quais as preocupações dos bailarinos e dos técnicos quando os holofotes dos palcos se apagam. Entre tantas outras temáticas, a bailarina aborda as dificuldades que enfrenta na gestão de uma companhia de dança. Em outubro, a CPBC, apresenta no CTE, a peça “AMARAMÁLIA in memoriam”, uma homenagem à voz que tornou o fado universal. Cláudia Sampaio levanta a ponta do véu desta peça que, em 2004, foi considerada pelo New York Times como uma das melhores dessa temporada.

Tatanka dispensa apresentações. Fundador dos “The Black Mamba” vem mostrar como é possível estar perto do público e reinventar-se mesmo com as salas de espetáculo de todo o país encerradas. A não perder no dia 19.

O actor João Didelet é mais um artista que viu os seus projectos profissionais serem adiados e sem data para voltar a pisar os palcos nacionais. Ao longo da conversa fala dos desafios do confinamento e das inúmeras dificuldades do setor artístico. João Didelet abre um pouco a cortina sobre a peça “Amado Monstro” que sobe ao palco do CTE em maio. Teatro, cinema e televisão, qual será a sua grande paixão? Para desvendar no dia 26.
Como já é hábito, o circuito “Outonalidades” promete grandes noites de música ao vivo. No mês de março, pode assistir ao concerto de Rita Braga e Pedro Viana, nos dias 6 e 20, respectivamente, sempre com início às 21h30.

O primeiro concerto está a cargo de Rita Braga, uma artista multidisciplinar nas áreas da música, performance, desenho e escrita. Actua geralmente a solo num repertório eclético em mais de dez línguas. Ao longo da última década actuou em inúmeras salas de concerto, teatros, galerias de arte e festivais por toda a Europa e também nos EUA, Brasil, Austrália e Japão.

Já Pedro Viana apresenta o seu álbum a solo, uma renovação da música instrumental portuguesa. Editado em 2019 e aclamado pela crítica especializada, neste novo disco os sons da viola braguesa, violão, sanfona e adufe associam-se a um trabalho de composição assumidamente moderno e aberto a múltiplas influências.

“Ir” ao cinema continua
a ser possível

Todas as quintas-feiras do mês de março, às 21h30, a sala digital do CTE conta com uma programação cinematográfica do Cine Clube de Avanca, em colaboração com o CTE e o Município de Estarreja. Conta ainda com o apoio do ICA e do Ministério da Cultura. No dia 4, do realizador Bernardo Cabral, é exibido “50 Pesos Argentinos” e “Falha no Sistema”, de José Miguel Moreira.

Na segunda quinta-feira do mês, dia 11, mostra-se a curta metragem de ficção “Sanguêdo en la Baralha”, de Paulo d’Alva. No dia 18, é a vez do documentário “Pão de Ul”, com realização de Igor Martins, Rosário Costa e Sara Petiz, e de “Ao Telefone com Deus”, de Vera Casaca e com os actores Ivo Canelas e Sara Matos.
A última sessão de cinema “Super-Vodka”, de Leandro Silva, está agendada para o dia 25, e é uma curta metragem sobre três homens que decidem tentar ser de novo “homens”..

Dança e teatro também fazem parte da programação online

No dia 13, às 21h30, a proposta é uma homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. “Em Redor da Suspensão” é uma coreografia inserida no programa “Na Substância do Tempo” da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Esta obra de Vasco Wellemkamp e Miguel Ramalho, com músicas de Rachmaninov, ecoa a poesia da escritora com a dança.

O Dia Mundial do Teatro, dia 27, o CTE celebra esta efeméride com o espectáculo de teatro a “Idade do Silêncio”, uma criação de Julieta Aurora Santos. Esta peça reflete sobre a nossa relação com a dimensão temporal, colocando em conflito o frenesim do homem contemporâneo e a imediatez de tudo, com o tempo do idoso e a sua necessidade de hábitos que, incorporados à vida, se tornam poesia do quotidiano, parecendo estabelecer uma relação continuada e duradoura com o mundo.

Consulte a programação.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo