Covid-19

COVID-19: “Dê Troco a Quem Precisa” a favor da Emergência abem

Recolha de donativos nas farmácias beneficia os portugueses mais afetados pela pandemia

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas farmácias da região a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”. No concelho de Ovar, as eleitas são a Farmácia Instituto Pereira Zagalo, na cidade de Ovar e a Farmácia Barbosa, em Esmoriz.

Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

«O impacto deste Programa é bem percetível nas palavras carregadas de emoção dos munícipes beneficiários do Programa de Emergência abem:», refere Lília Ana Águas, vereadora do Pelouro da Saúde. «Dê troco a quem precisa é um gesto simples que cada um de nós pode ter», acrescenta a autarca. «O Cartão abem: mudou a minha vida! Ao ter direito e acesso à medicação de forma gratuita, tive uma grande melhoria no meu bem-estar e na minha saúde», referiu um dos nossos munícipes, beneficiários deste Programa.

«A Saúde é um bem essencial. Com o apoio de todos podemos levar saúde às famílias mais carenciadas e vulneráveis devido à pandemia COVID-19. “Dê Troco a Quem Precisa”, é o desafio que as farmácias aderentes do distrito de Aveiro deixam à comunidade». refere Grácia Rodrigues, farmacêutica.

Actualmente, a Rede abem: conta com dez entidades referenciadoras no distrito de Aveiro:

  • Cáritas Diocesana de Aveiro
  • Cáritas Paroquial de Sever do Vouga
  • Conferência de S. Cipriano de Paços de Brandão
  • Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa
  • Fundação Padre Félix
  • Junta de Freguesia de Cacia
  • Junta de Freguesia de São Bernardo
  • Município de Águeda
  • Município de Estarreja
  • Município de Oliveira do Bairro      

Existe ainda uma rede de 30 Farmácias abem: onde os 126 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 3.410 embalagens de medicamentos no distrito de Aveiro no âmbito do Programa.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

– Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9

– Via MBWAY: 932 440 068

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para [email protected], para que lhes seja enviado o recibo de donativo. Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O abem: assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo