CulturaPrimeira Vista

Banda Boa União celebrou 132 anos de vida

A Sociedade Musical Boa União celebrou este domingo 132 anos de vida. Mas a festa começou no passado sábado com um espectáculo “Recomeçar no Arraial”, no Centro de Arte de Ovar.

Foi o momento para uma “reflexão sobre os tempos vividos pré-pandemia, a vida em suspenso, o que nos foi tirado e o que tentamos agora todos recuperar. Na vida, na arte, na filarmonia”.

A banda confia que seja uma boa altura pata “recomeçar, no palco, mas com a recordação das romarias no pensamento e no coração”. E claro, “com a esperança de que brevemente nos possamos reencontrar num verdadeiro arraial”.

Naquele dia de festa, a direcção da “Banda Nova” agradeceu “a todos os músicos, direcções, sócios e simpatizantes que têm ao longo destes anos contribuído para o crescimento e a preservação desta instituição”.

Porquê Banda Nova?

A Sociedade Musical Boa União foi fundada em 1889 por um grupo de executantes que deixaram a Banda Filarmónica Ovarense.

Por isso, a recém-criada passou também a ser conhecida por Música Nova distinguindo-se assim mais facilmente da antiga.

A primeira actuação pública nas ruas de Ovar fez-se no 1º de Dezembro de 1889, com o Hino da Restauração a ser uma das peças mais ouvidas. O primeiro serviço festivo foi efectuado a 2 de Fevereiro de 1890 na Capela da Nossa Senhora de Entreáguas.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo