CulturaVerão 2022

Documentário sobre Júlio Dinis em plena rodagem

Estão a decorrer as gravações para o Documentário sobre Júlio Dinis, em Residência Artística promovida pela Câmara Municipal de Ovar, de Rui Pedro Lamy. Têm sido dias plenos de acção, com muitos protagonistas locais comprometidos com o sucesso do projecto.

O documentário “Júlio Dinis em Ovar” decorre de um projecto multidisciplinar, pretendendo-se um retrato cronológico da vida e obra de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, médico e escritor natural do Porto, mais conhecido pelo pseudónimo Júlio Dinis, focando a sua passagem por terras vareiras onde esteve hospedado no verão de 1863, em casa de familiares do lado paterno, período dedicado à observação e construção de personagens e à produção literária, tendo neste hiato de tempo esboçado os romances “As Pupilas do Sr. Reitor” e “A Morgadinha dos Canaviais” e a novela “O Canto da Sereia”.

Este documentário, iniciado em 2021 no âmbito da evocação dos 150 anos do falecimento de Júlio Dinis, deverá estrear em novembro próximo e visa integrar o projecto museográfico do Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo