Life&Tek

Bom tempo na Páscoa mas o mar é de Inverno

AMN exorta cuidados a ter

A previsão do tempo aponta para uma semana de bom tempo e com temperaturas acima da média, pelo que a Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselha a população a adoptar comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.

É importante ter em conta que o mar, nesta época do ano é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano.

A esmagadora maioria das praias portuguesas não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear.

Como tal, a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco.

Face à possível afluência junto das praias, a Autoridade Marítima Nacional irá reforçar, a partir do dia 6 de Abril, a vigilância e fiscalização em algumas das zonas balneares, com o objectivo de sensibilizar a população a evitar comportamentos de risco.

Assim, a AMN recomenda:

– Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;

– Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada. Não vire as costas ao mar e ofereça sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;

– Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112.

Não se esqueça: a sua segurança começa em si.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo