CulturaPrimeira Vista

Procissão do “Enterro do Senhor” cancelada devido à chuva

A ameaça de chuva impediu a realização da Procissão do Enterro do Senhor, prevista para esta noite de Sexta-Feira Santa.

A procissão nocturna do Ecce Homo (também conhecida por procissão dos Farricocos, dos Fogaréus, do Terro-Terro, da Cana Verde ou dos Penitentes) saiu à rua, na Quinta-Feira Santa, com o brilho habitual. Talvez até com mais, pois ao contrário do que é hábito, a iluminação pública manteve-se sempre ligada. Segundo foi possível apurar, a Fraternidade Franciscana de Ovar fez o pedido junto da EDP, no sentido de desligar a luz pública do centro da cidade à hora da procissão, mas tal não se concretizou.

Organizada em Ovar desde o século XVII, esta procissão evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. A imagem do Senhor “Ecce Homo” (ou “Senhor da cana verde”) representa o Cristo que se declarara rei e que o governador romano pôs a ridículo, pondo-lhe na mão um simulacro de ceptro (uma cana verde). Foi assim que Pilatos o apresentou à multidão, dizendo: — “Eis aí o Homem!”.

A tradição desta procissão nocturna vareira manteve-se até aos nossos dias, desfilando o cortejo acompanhado pelo som cavo das matracas.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo