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Estacionamento sem condutor na Alemanha com câmaras produzidas em Ovar

Câmaras de sistema de estacionamento produzidas na unidade da Bosch em Ovar

Agora que o estacionamento autónomo foi aprovado para uso comercial no estacionamento P6 no aeroporto de Estugarda, a Bosch e a APCOA estão a expandir e instalar a tecnologia em 15 outros estacionamentos na Alemanha.

Câmaras de sistema de estacionamento made in Ovar

Uma vez mais, Portugal tem uma palavra a dizer nesta estreia mundial rumo à mobilidade do futuro, com as equipas da Bosch em Ovar a serem responsáveis pela manufaturação das câmaras de vídeo que fazem parte desta infraestrutura inteligente. Estas câmaras são responsáveis por identificar lugares de estacionamento vazios, monitorizar o corredor de condução e a sua envolvente, assim como detetar obstáculos ou pessoas nesse corredor.

Cerca de duas dezenas pessoas estão envolvidas no projeto, isto reportando apenas a Ovar, com perfis especializados em variadas funções para industrializar o produto, entre os quais gestores de projeto, engenheiros industriais, de processo e de qualidade, e também as equipas de compras (técnicos e qualidade). Em paralelo, foi ainda necessário desenvolver uma máquina de alinhamento para a câmara, processo para no qual estiveram envolvidos engenheiros mecânicos, óticos e de automação.

De Hamburgo a Munique, o trabalho para expandir o sistema de estacionamento SAE Nível 4 baseado em infraestrutura, autónomo e sem condutor está programado para começar em 2023. Como primeiro passo, a Bosch e a APCOA estão a planear preparar até quatro vagas por parque para estacionamento autónomo. “Vamos expandir o número de vagas de estacionamento com base no aumento esperado de veículos com estacionamento autónomo. A nossa experiência com pontos de carregamento para veículos elétricos deixa evidente como é importante que o crescimento da infraestrutura acompanhe a tecnologia. Juntamente com nosso parceiro APCOA, estamos a garantir que é isso que acontece com o estacionamento sem condutor”, afirma Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade.

Nos próximos anos, o sistema modular da Bosch permitirá que o número de vagas de estacionamento com a tecnologia de infraestrutura seja rapidamente expandido para até 200 vagas de estacionamento em cada um dos 15 locais.

Lançamento no mercado mundial do estacionamento autónomo

O acordo agora assinado entre Bosch e a APCOA é o primeiro passo para um lançamento no mercado mundial. O objetivo é equipar várias centenas de parques em todo o mundo com estacionamento autónomo ao longo dos próximos anos. “A Alemanha é apenas o começo – esperamos em breve poder implementar gradualmente o estacionamento autónomo noutros países em todo mundo, assim que as leis correspondentes forem aprovadas”, explica Claudia Barthle, responsável global por software e vendas de serviços na divisão Cross-Domain Computing Solutions da Bosch e responsável também pela parceria com a APCOA. A Alemanha é um dos poucos países que já aprovou a legislação de Nível 4 que cria uma estrutura para sistemas como estacionamento com condução autónoma.

Outros países, como a França, estão prestes a seguir. “Com a solução automatizada de estacionamento, podemos oferecer aos nossos clientes de estacionamento um nível totalmente novo de conveniência. Esta função é especialmente vantajosa em locais onde o tempo é um problema, como aeroportos, salas de concerto, locais de eventos e de feiras. Por outras palavras, a nossa localização no aeroporto de Estugarda é apenas o começo”, afirma Frank van der Sant, membro do conselho de administração e diretor comercial do APCOA PARKING Group. O estacionamento autónomo estará disponível em breve em parques selecionados em cidades como Hamburgo, Berlim, Colónia, Frankfurt e Munique. Outros parques de estacionamento na Europa estão definidos para se seguirem.

 

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