Life&Tek

Falha inesperada obriga Google a suspender criação de imagens com pessoas na IA

A Google anunciou esta quinta-feira a suspensão de um serviço que utiliza inteligência artificial (IA) para criação de imagens. O programa retratou tropas nazis como pessoas de diferentes origens étnicas, o que originou a suspensão.
A empresa estava a entusiasmar os internautas com o lançamento do Gemini, em especial a nova versão aprimorada disponível em alguns países. Contudo, agora, o Google reconheceu que terá que “resolver problemas recentes” com a função de gerar imagens.
Recentemente, um incidente chamou a atenção nas redes sociais quando um usuário do X, antigo Twitter, compartilhou o resultado obtido pelo Gemini após solicitar que a IA gerasse uma “imagem de um soldado alemão de 1943”.
O resultado surpreendeu, com a IA a gerar quatro imagens de soldados: um branco, outro negro e duas mulheres negras, conforme relatado pelo usuário do X identificado como John L.
“A Google AI parece ter um mecanismo de diversidade implementado, mas que talvez não tenha sido desenvolvido ou testado adequadamente”, comentou John L.
Este episódio coloca em destaque o crescente papel da IA, contudo as críticas têm surgido em relação a programas de IA, incluindo aqueles desenvolvidos pela Google, por alegadamente perpetuarem preconceitos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo