CulturaPrimeira Vista

Furadouro: Milhares a ver o Tapete das Festas do Mar (Galeria)

Milhares de visitantes estão, desde a manhã deste domingo, a visitar o Tapete Colorido e de Flores, na Praia do Furadouro.

Esta é uma tradição nascida no seio da comunidade tornando-se, no espaço de 30 anos, uma das tradições mais marcantes das Festas do Mar em Honra dos Senhores da Piedade.

Os Tapetes de Flores são um acontecimento invulgar, fruto de um grande esforço da comunidade, que reforça a identidade da Praia do Furadouro no país e no mundo.

Neste dia, a nossa praia, tão esquecida por outras entidades, é envolvida por um colorido inesquecível e por um aroma fresco que despertam sensações únicas!

Mas desengane-se se pensa que tudo isto surge da noite para o dia. São semanas e semanas de muito trabalho até ao dia da Procissão.

Os Amigos do Tapete são moradores da praia aos quais se juntam voluntários para desenhar, cortar e desfolhar muitas flores, numa árdua tarefa que só acaba neste domingo.

Aos verdes e às pétalas vão depois juntar-se o serrim colorido, a areia e a cal tratada que darão vida aos desenhos da Clara Piqueiro que este ano privilegiou, além dos santos, motivos do Furadouro de ontem e de hoje: o farol e a evolução da capela da praia.

É que, a par de tudo isto, há aqueles que se dedicam à conceção das formas, desenhando os motivos e construindo o que dará forma aos tapetes.

No dia grande da festa, quando o Furadouro acorda, a Avenida da República está coberta com um tapete que dá colorido à festa e emociona quem o vê até porque este ano, os Amigos homenageiam o fundador do tapete, João Rocha, recentemente falecido.

O resultado é simplesmente extraordinário. Um cenário único de rara beleza!

 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo