Saúde

Hospital de Ovar assinala Dia Mundial da Diabetes

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) associou-se, esta quinta-feira, às comemorações do Dia Mundial da Diabetes com a promoção de várias iniciativas focadas na doença e na sua prevenção.

Ao longo do dia, os utentes tiveram a possibilidade de fazer o teste de glicemia capilar, assim como de avaliar o seu conhecimento sobre os alimentos adequados e a evitar na diabetes. As atividades incluíram ainda um lanche diabético e o “Quiz diabetes”, um questionário com perguntas relacionadas com a doença e as suas complicações.

O programa comemorativo do Dia Mundial da Diabetes envolveu a equipa de enfermagem da consulta externa e a equipa de nutrição, contando também com a participação das voluntárias da Liga dos Amigos do Hospital de Ovar.

Instituído pela International Diabetes Federation (Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde – em resposta à crescente prevalência da diabetes no mundo -, o Dia Mundial da Diabetes foi adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome Unidos pela Diabetes, em 2006.

De acordo com o Observatório Nacional da Diabetes da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, em 2018 a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de pessoas) foi de 13,6 por cento, o que representa mais de um milhão de portugueses com esta patologia.

Portugal é o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da doença, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo