Primeira VistaSaúde

Dois internados no Hospital de Ovar já recuperaram da infecção por covid-19

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) registou este fim-de-semana os dois primeiros pacientes recuperados da infeção por covid-19, com resultados negativos nos dois testes efetuados num intervalo de 24 horas, recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em ambos os casos cumpriram-se os critérios de estabilidade clínica para obterem alta hospitalar. Ou seja, evoluíram para uma melhoria clínica (resolução, sobretudo, dos sintomas respiratórios), não tiveram febre durante pelo menos três dias (sem estarem a fazer a respetiva medicação para a temperatura) e realizaram dois testes negativos num intervalo de 24 horas”, explicou a médica Inês Costa, a trabalhar na enfermaria dedicada à covid-19 do HFZ-Ovar.

Os dois doentes infetados – um homem de 74 anos, internado desde 17 de março, e uma mulher de 62 anos, internada desde 19 de março – fizeram tratamento com antipalúdico, recorrendo-se à hidroxicloroquina, um fármaco usado há muitos anos no tratamento de doenças reumatológicas e que está a ser aplicado, em Portugal, em pacientes com covid-19.

Refira-se que, neste momento, a unidade hospitalar tem 16 camas ocupadas com doentes com infeção pelo novo coronavírus que não exigem cuidados intensivos.

Para a clínica, está a ser “um período desafiante” da sua carreira profissional. “Os desafios que se vão colocando são todos eles novos, quer pela intensidade, quer por tudo o que está associado à pandemia. O hospital – com os poucos recursos de que dispõe – teve de se organizar muito rapidamente, abrindo um serviço dedicado a doentes em covid-19”, vincou Inês Costa, salientando, porém, que “o trabalho que está a ser desenvolvido é sustentável e bem alicerçado naquilo que são as melhores práticas nacionais e internacionais. Nesse pressuposto, estamos a fazer um esforço por manter essa lógica”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo