CiclismoDesportoPrimeira Vista

Juniores da Escola de Ciclismo arrancam com a época em Anadia

FOTO: Federação Portuguesa de Ciclismo

Após um longo período de incerteza, ontem chegou finalmente o momento de voltar à competição, com a Prova de Abertura da Época de Juniores, que se realizou em Sangalhos, Anadia, a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal Júnior. A Equipa Júnior da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda esteve sempre na frente da corrida, dando indícios que a temporada desportiva que agora começou será plena de bons resultados.

Após ser dada a partida, os 131 corredores do pelotão de juniores davam início à temporada de 2021, numa corrida com cinco voltas ao Circuito CAR Anadia, que no total os fez completar 98,8 km. Até à última passagem pela meta, antes da derradeira chegada, assistiram-se a várias movimentações, mas todas elas sem êxito.

Foi António Morgado, da equipa Bairrada, que acabaria por vencer em Sangalhos, a solo, após lançar um ataque à quarta passagem pela meta. Gabriel Ferreira foi o primeiro Júnior da EFAPEL a cortar a linha da meta, na 24.ª posição.

Jorge Henriques, diretor desportivo da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda, explicou que “não houve grande tempo para preparar em conjunto a dinâmica da equipa, mas todos estiveram bem”. Com um coletivo praticamente todo renovado, com muitos atletas de primeiro ano na categoria, “a nossa equipa, que durante o fim-de-semana esteve em estágio, compreendeu perfeitamente a responsabilidade de vestir a nossa camisola. Por isso, estiveram sempre na frente da corrida e sempre que foi preciso, assumiram as despesas da corrida”.

No final da prova, o diretor desportivo estava bastante satisfeito com a equipa, continuando a salientar que “existe um processo em curso e acredito neste grupo jovem e numa época bem positiva”.

CLASSIFICAÇÕES:
1.ª Taça de Portugal Júnior – Troféu José Poeira
Circuito CAR Anadia » 5 voltas no total de 98,8 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL
1.º António Morgado (Bairrada), 02h30m06s
24.º Gabriel Ferreira (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda), a 02m51s
29.º João Machado (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda), a 02m55s
30.º Tomás Mineiro (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda), mt
33.º Guilherme Mesquita (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda), a 02m57s
DNF Bruno Rodrigues (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda)
DNF Hugo Guimarães (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda)
DNF Rodrigo Neves (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda)
DNF Thiago Couto (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda)

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS
1.ª Bairrada, 07h35m40s
7.ª EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda, a 03m19s


EFAPEL PARACYCLING estreia-se em Sangalhos
com os melhores resultados

Ontem foi também assinalado o início da Taça de Portugal de Paraciclismo Jogos Santa Casa, onde a EFAPEL PARACYCLING fez a sua estreia com Telmo Pinão a fazer o melhor resultado na categoria C2 e Bernardo Vieira em C1, o único corredor presente nesta categoria. A prova deste domingo marcou o arranque da temporada, com um contrarrelógio individual de 20,8 km no Circuito CAR Anadia, em Sangalhos.

A primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de Paraciclismo Jogos Santa Casa contou com a participação de 23 atletas, de 10 categorias distintas.

Bernardo Vieira, que está a recuperar de uma lesão numa perna, ainda a fazer tratamentos de recuperação foi para participar, mas sem grandes expectativas: “Não tive grandes sensações porque estou a sair de uma lesão. Contudo, foi muito bom voltar à competição e voltar à estrada com este grupo. É a primeira prova do ano, estou a tentar superar a lesão e estabilizar para voltar ao normal. No próximo fim-de-semana temos uma prova em Badajoz, Espanha, vou aproveitar estes dias para tentar treinar e preparar-me melhor para esse desafio”.

Para Telmo Pinão a prova de ontem “foi espetacular! Boas sensações, foi uma corrida contra o tempo e no fundo contra nós próprios, mas face aos meus treinos evoluí muito, senti os resultados de tudo o que fiz, foi extraordinário. Mas a meio da prova saiu-me a corrente, coloquei-a logo, mas perdi uns 40s, acontece”, explicou. Ainda assim o atleta frisa que sentiu boas sensações e como “foi bom voltar à estrada, inclusivamente com este novo projeto. Foi uma boa festa, foi bom estarmos com os Juniores, correu tudo bem”.

A segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Paraciclismo realiza-se a 16 de maio, em Loulé. Mas ainda antes disso, no próximo fim-de-semana a EFAPEL PARACYCLING desloca-se a Espanha para uma prova em linha, onde mais uma vez os dois atletas estarão em competição.

CLASSIFICAÇÕES:
1.ª Taça de Portugal Paraciclismo – Troféu José Poeira
Circuito CAR Anadia » Contrarrelógio Individual com 20,8 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL
1.º Bernardo Vieira (EFAPEL PARACYCLING) » C1, 40m16s
1.º Telmo Pinão (EFAPEL PARACYCLING) » C2, 35m57s

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo