CulturaPrimeira Vista

José Fernando Mendes preside a maior sociedade no mundo na área dos sistemas complexos

José Fernando Mendes foi eleito presidente da Complex Systems Society (CSS). Investigador e professor do Departamento de Física e do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N) da Universidade de Aveiro (UA), José Fernando Mendes vai dirigir durante o próximo triénio a maior sociedade no mundo na área dos sistemas complexos, de onde fazem parte investigadores de áreas tão variadas como da Física, Matemática, Ciências de Computadores ou Ciências Sociais.

“A minha eleição como presidente da CSS é algo que muito me orgulha e reflete o reconhecimento e impacto que o nosso trabalho tem tido ao longo dos últimos 20 anos nesta comunidade científica bastante heterogénea”, congratula-se o investigador da UA. “É também uma grande responsabilidade e desafio gerir esta sociedade nos próximos 3 anos. Espero corresponder e conseguir estar à altura dos muitos desafios que se colocam”, diz.

José Fernando Mendes é coordenador do Grupo de Sistemas Complexos e Redes Aleatórias da UA. O grupo de Aveiro é reconhecido pelos pares como sendo um dos mais importantes no mundo pelas inúmeras contribuições que tem dado para o campo través da apresentação de soluções a muitos problemas complexos, sejam eles em áreas tão diversas como a propagação de epidemias, redes neuronais ou a ecologia.  A equipa tem-se também distinguido por apresentar muitas vezes ideias inovadoras e desafiantes que abrem caminhos para que outros investigadores possam sentir-se atraídos a trabalhar neste campo fascinante.

Exemplos de sistemas complexos e redes, aponta o responsável, “é o caso bem conhecido da propagação de epidemias como a covid”, mas também das alterações climáticas. “Veja-se a atribuição do Prémio Nobel da Física deste ano a duas pessoas da área do clima e a um físico teórico precisamente reforçando a importância dada à área dos sistemas complexos”, refere o novo responsável pelos destinos da CSS.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo