LocalPrimeira Vista

Ministro do Ambiente lança quebra-mares no Outono

O Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, deverá visitar o concelho de Ovar no próximo Outono para lançar o concurso público da empreitada dos quebra-mares destacados.

O anúncio foi deixado pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, na última reunião da assembleia Municipal.

Antes, o secretário de Estado do Ambiente deverá visitar as praias do Furadouro e Cortegaça, no próximo dia 15 de Março. A visita servirá para confirmar as obras de reparação e manutenção das defesas aderentes destas praias que deverão iniciar-se ainda este ano.

Quanto aos quebra-mares destacados submersos, depois da consulta pública, o projecto está em análise final no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Obras paralelas ao mar e destacadas são um método inovador de defesa da orla costeira contra a erosão, com pedra e enrocamento submarino, fundamental num mar como o vareiro, que vai dissipar essa energia e fazer com que o areal fique mais estável.

Os três quebra-mares (dois no Furadouro e um em Cortegaça – outro em Vagos) vão custar cerca de 20 milhões de Euros, suportados pelos Municípios e fundos europeus, sendo que a comparticipação nacional é de cerca de 15% do total.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo