Life&Tek

Mulheres licenciadas ganham em média mais do que os homens com o mesmo nível de escolaridade em apenas 6 profissões

O Dia Internacional das Mulheres é celebrado, anualmente, no dia 8 de março

Em 2020, o salário médio dos homens licenciados foi de 2211€, um valor 36% superior ao salário médio das mulheres com licenciatura (1629€). No ano de 2010, a diferença era de aproximadamente 42%.

Estes dados, que constam no Insight da Fundação José Neves, lançado em vésperas da comemoração do Dia Internacional da Mulher, revelam que a vantagem salarial dos homens com licenciatura comparativamente às mulheres com o mesmo nível de escolaridade continua a ser expressiva, mas que esta diferença tem vindo a diminuir significativamente nos últimos anos.

A redução deve-se, em grande medida, ao crescimento mais acentuado do salário médio das mulheres licenciadas no período pós-crise financeira. Entre 2017 e 2020, este crescimento foi de 2,8% para os homens e de 5,4% para as mulheres.

No caso dos trabalhadores mais jovens, entre os 25 e 34 anos, os homens licenciados também auferiram, em 2020, um salário superior ao das mulheres com o mesmo nível de escolaridade. Contudo, a diferença salarial foi de 19%, um valor bastante inferior ao verificado nas faixas etárias mais elevadas.

 Profissões com a disparidade salarial mais elevada entre homens e mulheres com licenciatura

Existem cinco profissões onde a disparidade salarial entre homens e mulheres foi superior a 50%, ou seja, o salário médio auferido pelos homens licenciados foi 1,5 vezes superior ao salário médio das mulheres com a mesma escolaridade: Treinadores, instrutores e árbitros de desportos; Chefes de cozinha; Diretores gerais e gestores executivos de empresas; Filósofos, historiadores e especialistas de ciências políticas; Diretores das indústrias de construção e de engenharia civil.

Profissões em que as mulheres licenciadas ganham mais do que os homens com licenciatura

Tendo em conta a diferença salarial verificada entre homens e mulheres com licenciatura, não é surpreendente que os homens ganhem mais do que as mulheres na maioria das profissões qualificadas, que constam na plataforma Brighter Future e que, à partida, exigem o ensino superior.

Mas existem exceções. De acordo com os dados de 2020, apenas em 6 das 129 profissões qualificadas, que constam na plataforma Brighter Future, as mulheres licenciadas auferiram um salário médio superior ao dos homens com licenciatura: Professores do ensino básico (1º ciclo); Educadores de infância; Realizadores, encenadores e produtores de cinema, teatro, televisão e rádio; Técnicos em redes, sistemas de computadores e Web; Biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados; Especialistas do trabalho social

Insight “Homens e mulheres licenciados: quem ganha mais?”, da Fundação José Neves, pode ser consultado na íntegra através do link https://brighterfuture.joseneves.org/insight/homens-e-mulheres-licenciados-quem-ganha-mais

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo