LocalPrimeira Vista

Número de avistamentos de caravelas-portuguesas tem aumentado

As alterações climáticas trouxeram-nos a erosão e levaram-nos extensas porções de areal. Agora, essas mesmas mudanças trazem… caravelas portugueses.

Saiba o que fazer se tiver contacto com uma caravela-portuguesa na praia.

número de avistamentos de caravelas-portuguesas tem vindo a aumentar nos últimos dias tanto em Portugal Continental como nos Arquipélagos. A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), baseando-se nas ocorrências reportadas ao GelAvista, um projeto do IPMA que faz a monitorização e recolhe dados sobre organismos gelatinosos em toda a costa portuguesa

De acordo com o projeto, na semana passada registaram-se ocorrências com caravelas-portuguesas em pelo menos 24 praias, onde se inclui Ovsr Praia da Barra, Praia da Arriba, Praia do Monte Clérigo, Praias da Costa da Caparica, Praia Formosa, Praia dos Reis Magos, entre outras.

Perante o cenário, o GelAvista emitiu um comunicado na passada segunda-feira, dia 1 de maio, a informar os passos a seguir se houver contacto.

– Lave a zona afetada cuidadosamente com água do mar sem esfregar;

– Remova possíveis vestígios com uma pinça;

– Aplique compressas quentes (40º C) durante cerca de 20 minutos ou vinagre sem diluir;

– Dependendo da gravidade da situação, procure um profissional de saúde.

“Não lhe toque, assinale-a e informe as pessoas que, porventura, se encontrem nas imediações”, advertiu ainda o IPMA.

O projeto GelAvista incentiva os cidadãos a contribuirem para o desenvolvimento da ciência através da comunicação de avistamentos das espécies que ocorrem no país

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo