CulturaSlider

Música cubana na cidade por Ibrahim Ferrer Jr.

O Centro de Arte de Ovar retoma a sua programação regular, este sábado, dia 19 de setembro, pelas 22 horas, com o concerto do cubano Ibrahim Ferrer Jr.

Devidamente preparado para acolher as iniciativas programadas para o quadrimestre setembro – dezembro e receber o público em condições de higiene e segurança, o Centro de Arte de Ovar é um dos equipamentos municipais que ostenta o selo Clean & Safe.

Ibrahim Ferrer está em Portugal para apenas três concertos, um dos quais em Ovar. Nesta minidigressão, o artista cubano apresenta “A Night in Havana”, com a música tradicional de Cuba num ritmo mais contemporâneo.

Filho mais novo do emblemático Ibrahim Ferrer de Buena Vista Social Club, JR. tem no sangue a musicalidade do seu pai. Participou na gravação no CD e no filme Buena Vista Social Club, reconhecido mundialmente. Esta experiência influenciou grandemente a subsequente decisão de encerrar a sua carreira profissional como arquiteto naval para se dedicar à música. Em 2006, inicia a sua carreira solo e em 2008 vence o Prémio Carlos Gardel como Melhor Novo Artista Tropical / Quarteto com o álbum Para o som de um tributo.

Dono de uma voz rara e com enorme carisma, facilmente conquista o público com o seu jazz latino, música cubana tradicional, ritmos latinos, afro-cubanos e bossa nova, mostrando versatilidade do tradicional a fusões mais modernas. Ibrahim apresenta a música cubana clássica, sones, guaracha, boleros, cha cha cha, jazz latino e versões latino-americanas de outros géneros, na sua visão de uma ponte musical que une Havana ao mundo inteiro.

Até dezembro, o Centro de Arte de Ovar continuará a apresentar e a acolher grandes espetáculos nas mais variadas vertentes artísticas, dos quais se destaca a peça de teatro “O Amante” com Custódia Gallego e Virgílio Castelo; Camané & Mário Laginha; David Fonseca; a peça de teatro “A Criada Zerlina” com Luísa Cruz; e o Concerto de Natal pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

A programação cultural do Município de Ovar é eclética, transversal e de qualidade, tendo lugar no Centro de Arte e noutros equipamentos culturais como o Museu Júlio Dinis, o Museu Escolar Oliveira Lopes, a Escola de Artes e Ofícios e a Biblioteca Municipal de Ovar.

A programação na íntegra poderá se consultada no link: https://issuu.com/cmovar/docs/agendaset_dez20_web

Artigos relacionados

Deixe uma resposta