CulturaGaleriaPrimeira Vista

Exposição retrata último ano da companha de pesca “Pedro, o Pescador”

O Posto de Turismo do Furadouro tem patente, desde ontem, uma exposição fotográfica da autoria de Hugo Ribeiro sobre a companha de pesca “Pedro, o Pescador”.

Desenvolvido durante o ano de 2020, este projecto sobre a Arte Xávega decorreu durante cerca de dois meses, num total de 17 “sessões”. “Tive a oportunidade de experimentar e participar em todas as etapas da arte xávega, criando uma forte ligação com os pescadores”, recorda Hugo Ribeiro.

Estas sessões culminaram num livro com cerca de 60 imagens das quais 20 estão agora expostas ao público, contando o ano de pesca da companha numa “homenagem àqueles homens que apesar de todas as adversidades ainda assim enfrentam o mar”. “Ou enfrentavam porque, infelizmente, há cerca de 3 semanas o patrão tomou a difícil decisão de encerrar a companha”, lamenta.

O projecto teve sempre o objetivo de homenagear os pescadores, “em primeiro lugar, porque nunca ninguém tinha feito isto por eles e eu, pessoalmente, tenho uma forte ligação ao mar e às suas pessoas e, consequentemente, a este tipo de pesca artesanal que tem os dias contados”, resume Hugo Ribeiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo