Saúde

O peso psicológico de ter feito mal – Por Dr. Celso Oliveira

Ter ferido não significa que uma pessoa seja má, nem que seja impossível encontrar uma saída saudável para essa situação. O que não é conveniente é se ferir ou se enganar pensando que é só uma questão de não pensar nisso.

Ter feito o mal e ter consciência dele é um passo em frente, mas também implica carregar um peso psicológico do qual às vezes não é fácil se livrar. É uma situação que pode ser corrigida, embora isso não seja alcançado apenas virando a página ou oferecendo uma desculpa tardia.

Somente pessoas com transtornos psiquiátricos muito graves não sentem culpa. Por isso, não têm consciência moral e ter feito o mal é assimilado como algo normal e até necessário. Em uma pessoa mais ou menos mentalmente saudável, surge a culpa, o que, em princípio, é um sinal de saúde psicológica.

No entanto, há culpa e culpa e nem todas as pessoas se sentem igualmente afetadas por elas. Além disso, existem erros de erro ; às vezes, deixam uma sensação incômoda, mas também a garantia de que não foram geradas consequências graves. Por outro lado, em outras ocasiões, ter causado dano produziu efeitos importantes; é quando um peso psicológico é instalado.

” Um bom arrependimento é o melhor remédio para doenças da alma.”

-Miguel de Cervantes-

Todos nós às vezes já causamos danos, até por omissão. Não há ninguém com tanto autocontrole que nunca tenha se enganado no seu tratamento, na sua atitude ou nos seus gestos. Também não nascemos emocionalmente maduros e geralmente aprendemos a sê-lo, em grande parte, com os erros.

O sentimento de culpa não está tanto relacionado com o que foi feito, mas sim com a perspetiva a partir da qual é abordado. Pequenos defeitos às vezes causam grande pesar em algumas pessoas, enquanto grandes defeitos podem ser assumidos de maneira saudável em outras.

O resultado da situação, o relacionamento que você teve com a pessoa que você prejudicou e as circunstâncias atuais também influenciam. Se a situação teve consequências tão graves que até persistem com o tempo, o fardo psicológico pode ser muito grande. Se a pessoa afetada for alguém próximo, também será mais difícil processar a culpa.

Da mesma forma, uma coisa é ter a oportunidade de reparar o dano causado e outra quando isso é impossível, seja porque as consequências são irreversíveis ou porque essa pessoa se foi.

Os três tipos de culpa

A mágoa pode gerar dois tipos de sentimento de culpa. O primeiro é a culpa razoável. Caracteriza-se porque quem sente é claro sobre o dano que causou, que abrangência teve e qual foi o padrão moral pessoal que quebrou ao incorrer nisso. Por exemplo, quando alguém faz um comentário ofensivo e depois se arrepende depois de perceber que não foi muito justo com o outro.

O segundo tipo é a culpa patológica, na qual não há tanta elucidação. Às vezes, o dano causado conscientemente não é reconhecido, mas o peso psicológico é carregado no inconsciente. A desconfiança e o medo também aparecem: a culpa passa a ser a sensação de que um castigo será recebido, mas não é possível especificar o porque ou como.

A culpa patológica pode instalar-se na vida como um obstáculo impreciso, que gravita sobre tudo o que se faz. O mais paradoxal é que a mesma pessoa acaba inconscientemente a ansiar pelo castigo.

Como superar a situação?

Perdoar a si mesmo é uma prática fundamental para a saúde mental. No entanto, este não é um processo tão simples quanto dizer “Eu me perdoo” e pronto. Requer um processo que começa com o reconhecimento preciso do dano causado e as suas consequências.

Isso não pode simplesmente parar por aí, mas é importante examinar as circunstâncias em que a situação ocorreu. Por que não agiu de acordo com suas próprias normas e valores? O que o impediu? Que circunstâncias psicológicas prevaleceram e porque foi impossível agir de forma diferente?

Ter causado dano geralmente está relacionado à imaturidade, falta ou erradas crenças. Também com impulsos que surgem por falta de autocontrole ou com conflitos que não puderam ser tratados adequadamente na hora. Por isso, tem de assumir a posição de um bom amigo e tentar entender pelo que somos: seres humanos.

A partir daí, o que se segue é atingir o perdão, sempre depois de conseguirmos a nossa compreensão. Em seguida, reparar o que puder ser corrigido. Pedir desculpas pela situação e explicar o erro, expressando o compromisso de tentar não cometer o mesmo erro no futuro.

Clínica Dr. Celso Oliveira – Psicoterapia Integrativa com/sem Hipnose
Largo Serpa Pinto, 17/18
3880-137 Ovar
[email protected]
221123936 – 910753167

Dr. Celso Oliveira
Dra. Ana Rita Freitas

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo