CulturaPrimeira Vista

Ovar assinala Dia Mundial do Turismo no novo posto de atendimento

Dia Mundial do Turismo assume aposta estratégica

Localizado na Praça Família Soares Pinto, junto ao ex-libriz chafariz do Neptuno, no Dia Mundial do Turismo, o novo Posto de Turismo ovarense recebeu a visita simbólica do presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, e de Alexandre Rosas, vereador do Turismo.

“O turismo tem sido, nos últimos anos, um sector em franca expansão no nosso Município”, lembrou o Edil, aludindo ao números que “falam por si”. O novo Posto de Turismo surge numa altura me que “não podemos desacelerar, e nesse contexto, vamos continuar a apostar intensamente neste vector estratégico”, prometeu.

Assim, Ovar juntou-se aos municípios de Estarreja e Murtosa assinalando o Dia Mundial do Turismo através da outorga de protocolos de colaboração com o Turismo de Portugal para a implementação do Programa de Formação +Próxima. No ano em que o tema é “Repensar o Turismo”, os três municípios pretendem capacitar os agentes locais, através da formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro, de forma a promover um turismo mais sustentável, inclusivo e resiliente.

O Programa Formação +Próxima, tem como objectivos capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills, num programa desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias, enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.

Assim, serão ministradas em cada um dos territórios as formações “Welcome to… – Informação Turística e Storytelling”,  visando dar a conhecer a História e Produtos Turísticos do respetivo concelho, preparando os participantes e comunidade local, para que possam, em contactos com turistas domésticos ou internacionais, transmitir informação sobre o património material e imaterial, sugerindo locais de visitação e turismo experiencial; bem como refletir sobre as potencialidades da região (de recursos a produtos turísticos).

Neste Dia Mundial do Turismo assinala-se ainda a união destes três municípios vizinhos que, em conjunto, lançaram há dois anos a Campanha “Ria Adentro”, com o objetivo de promover os seus territórios e potenciar o que os une mais intrinsecamente: a autenticidade da Ria de Aveiro. Uma parceria que se tem revelado profícua e produtiva.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo