Política

PCP: Bairro do Lamarão paga pela inoperância da Câmara

O PCP acompanha, “há anos, a situação vergonhosa a que são votados os moradores do Bairro do Lamarão, apenas lembrado pela maior parte dos partidos em época de eleições para promessas vãs que nunca chegam a ver a luz do dia”.

De facto, recorda o PCP, ainda em Setembro passado, Salvador Malheiro apresentou-se no bairro prometendo soluções “tão rápido quanto possível” e “no imediato”. “No imediato foram esquecidas as promessas, num bairro que 5 meses após eleições continua com os mesmos problemas”.

Em visita ao local e contactando os moradores, o PCP constatou que está tudo na mesma: “uma rede de águas pluviais obsoleta, degradada e atulhada de lixo, onde não raras vezes são vistas ratazanas, sendo que muitas vezes são os próprios moradores a proceder à sua limpeza; a falta de passeios na parte mais a Norte da Rua Dr. Cunha, criando uma indefinição entre a circulação automóvel e pedonal; a falta de saneamento em algumas casas na Rua do Poço; a falta de cuidado da Câmara na limpeza dos espaços comuns”.

Em Dezembro 2015, o PCP recorda que fez um levantamento sistemático destas e outras situações a reclamar resolução urgente, tendo o seu eleito na Assembleia Municipal, Miguel Jeri, enviado um requerimento à Câmara, elencando as carências e exigindo soluções.

Na última semana, “e após um dia de chuva mais intensa que pôs a nu a degradação do sistema de águas pluviais, o eleito do PCP voltou a questionar a Câmara, na reunião da Assembleia Municipal de 7 de Março, sobre a falta de limpeza e de obras na rede”.

Acresce o facto de a Câmara ter anunciado, no dia 13 de Janeiro (há 2 meses!), “o início das obras de requalificação da rede de abastecimento de água, da responsabilidade da AdRA, que nunca chegaram a acontecer, sem se tenha prestado qualquer explicação à população”. O PCP lembra que o “abastecimento de águas continua a ser uma competência das Câmaras Municipais (mesmo quando este serviço está concessionado), devendo estas agir junto das entidades concessionárias de forma a garantir os direitos das populações”.

Câmara escuda-se no incumprimento da AdRA

A Câmara escuda-se no incumprimento da AdRA para justificar a sua falta de intervenção, mas “a verdade é que nada justifica a sua inoperância na limpeza da rede de águas pluviais (RAP). Quanto à requalificação da RAP e da pavimentação, o PCP considera uma afronta que, nas palavras do Vereador Pedro Coelho, o projecto ainda se encontre a ser elaborado, num momento em que as obras da AdRA já deveriam ter iniciado há 2 meses.”

O PCP concorda que “stas obras de requalificação devem evidentemente aproveitar as obras da AdRA, mas deve a Câmara concluir quanto antes o seu projecto de requalificação e pavimentação, para além de apresentar rapidamente prazos para o seu início e concretização e de pressionar a AdRA para o arranque daquelas que são da sua responsabilidade”.

O PCP continuará a exigir uma solução para este e outros problemas de um concelho que se tem revelado um “Território de Lentidões e Desilusões”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo