Política

PEV questiona abate de sobreiros para implementação de superfície comercial

O deputado José Luís Ferreira, do grupo parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, sobre a implementação de uma superfície comercial, no concelho de Ovar, num terreno que detinha várias espécies florestais, das quais constavam dezenas de sobreiros, alguns com um porte médio onde já se tinha verificado a extracção de cortiça.

Segundo o parlamentar, “esta situação mereceu desde logo a preocupação da população pelo facto de o sobreiro ser uma espécie protegida e instituída em 2012 como Árvore Nacional de Portugal”.

Por outro lado, a “população realçou ao PEV a falta de informação prévia com o intuito de esclarecer os cidadãos sobre o paradeiro destas árvores: se foram ou não abatidas; se houve uma “compensação” equivalente com a plantação de novos sobreiros em novo local; se houve ou não autorização ou até de perceber se estas árvores foram transplantadas”.

No seguimento destas preocupações, “é fundamental que se obtenham respostas de forma a elucidar os cidadãos acerca do destino dos respectivos sobreiros”, questionando o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural tem conhecimento desta situação.

Dos sobreiros que se encontravam no local questiona-se se foi solicitada alguma autorização ao ICNF, se foram cortados ou transplantados e se foram retirados do terreno onde se vai implementar a grande superfície.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo