Saúde

Portugueses são desafiados a não consumir açúcar

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

O Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) desafia as famílias portuguesas a moderarem o consumo de açúcar. Esta acção surge no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que hoje se assinala e este ano tem como tema a “Família e a Diabetes”.

“O desafio passa por convidar as famílias a realizar uma experiência de um dia em que não consumam alimentos açucarados, tais como bolos, doces, cereais, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre muitos outros”, explica Estevão Pape, coordenador do NEDM.

Com esta iniciativa, acrescenta o internista, “esperamos conseguir, de uma forma interactiva, sensibilizar a população a adoptar um estilo de alimentação mais saudável, de modo a reduzir o risco de desenvolver diabetes, uma doença que afecta, em média, um a três portugueses adultos”.

Para João Araújo Correia, presidente da SPMI, “através destas acções de consciencialização da população, conseguimos não só contribuir para uma melhoria da saúde de todos nós, como inclusive destacamos o papel do especialista de Medicina Interna no contexto hospitalar e na promoção da discussão pública e científica ligada às diversas temáticas da saúde”.

A diabetes é uma doença crónica que se carateriza pelo aumento dos níveis de glicemia (açúcar no sangue), que provoca a deterioração dos vasos sanguíneos. As suas consequências são diversas, nomeadamente o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o enfarte agudo do miocárdio ou a angina de peito, insuficiência renal ou cegueira.

Segundo o Observatório da Diabetes em Portugal, há 1 milhão de pessoas com diabetes no país e 500 mil pessoas que não sabem que têm a doença. Já no panorama mundial, cerca de 500 milhões de pessoas estão diagnosticadas com diabetes, um número que se prevê aumentar exponencialmente nos próximos anos.

Sobre a SPMI

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores Sociedades Científicas Médicas Portuguesas, que congrega os Internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos Hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde. Para mais informações consulte https://www.spmi.pt/

Sobre o NEDM

O Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) centra a sua actuação na investigação, formação e consciencialização de profissionais de saúde e da população no âmbito da diabetologia. Este grupo é constituído por Internistas associados da SPMI.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo