Saúde

Vamos falar sobre a “Prevenção de Cancro: sinais e sintomas”

O Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro e a União das Freguesias de Ovar (UFO) promovem, a partir das 21 horas do próximo dia 25, uma acção de educação para a saúde intitulada “Prevenção de Cancro: sinais e sintomas”, dinamizada por Ana Carlota Caetano, médica do IPO de Coimbra.

A iniciativa, de entrada livre, decorre no auditório da casa da Junta de São João de Ovar (Polo de Capacitação e Inovação Social) e inclui um momento musical, com Laura Rui.

Conforme adiantou Jorge Maia, do executivo da Junta da UFO, o evento está integrado no programa da “Acção da Educação para a Saúde” da União das Freguesias de Ovar, que, “ao longo de 2022, sob o mote ‘Conversa com saúde’, tem o objectivo de consciencializar o que cada um de nós a título individual e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade”.

O Cancro é uma doença que pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer idade.
Para isso, é necessário conhecê-lo: saber o que é, como o podemos prevenir. Falar de cancro não é falar de doença, é também falar de vida … e de esperança ….

Para quem é diagnosticado com cancro, a vida torna-se uma montanha russa de medos, incertezas mas também muita coragem. É uma vivência intensa, quer física, quer emocionalmente, que afeta não só o doente como toda a gente ao seu redor. Porque o cancro é mesmo assim: põe à prova, faz sofrer mas é possível vencer.

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo