ComunicadosPolítica

PS: Sobre investimentos previstos na rede viária, por freguesia

Orçamento para 2020, versão final após incorporação do saldo de gerência

Manifestámos a nossa incompreensão quer pelo montante previsto de investimento global na rede viária, claramente insuficiente em face das necessidades, quer também pela repartição pelas freguesias.

Válega tem mais de 150 Km de rede viária, grande parte bastante degradada por força das obras de saneamento, tem um investimento previsto de 454 mil Euros, isto é, 16,16% do total orçamentado. Além da intervenção prevista nas ruas que, segundo indicação dada pelo senhor presidente na última reunião, irão ser repavimentadas, só estão previstas intervenções na pontes de Pintim e na da Rua Columbófila, pelo que todas as outras, arriscamos não serão intervencionadas, nomeadamente a Rua da Corga do Norte, via estruturante e principal acesso do concelho a Oliveira de Azeméis, que tal como referimos na última reunião necessita de uma intervenção urgente, de forma a resolver além um grave problema de infiltração de águas pluviais na rede de saneamento, torná-la transitável quer para veículos quer para peões.

Depois não se compreende que o investimento nas três freguesias do Norte do concelho (geridas por autarcas do PSD) recebam 52,2% do bolo do investimento previsto, quando as mesmas representam apenas 23,1% da área, que neste caso é o indicador mais ajustado, do Município.

Não somos contra a melhoria da rede viária dessas freguesias, só que não se pode deixar de considerar a péssima situação das outras, pelo que, este orçamento carece de um reforço de investimento significativo, de molde a colocar justiça e equidade no tratamento de todos os munícipes.

Este é um mero exemplo dos problemas que detectamos num orçamento que não promove a coesão territorial e não atende aos problemas mais prementes do concelho que identificámos na análise que fizemos às contas de 2019, pelo que votámos contra a sua aprovação.

Artur Duarte (vereador PS na Câmara Municipal de Ovar)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo