Política

PSD: Concelhia de Aveiro dá dores de cabeça a Salvador Malheiro

As divergências no processo autárquico em Aveiro levaram a distrital do partido a intervir e, em Abril, Salvador Malheiro, presidente da distrital, decidiu “avocar o processo das eleições autárquicas de 2021 no concelho de Aveiro, aos orgãos municipais e de freguesia, assumindo assim a responsabilidade de gestão deste processo”.

Sucede que a concelhia aveirense recorreu da decisão e o Conselho de Jurisdição Nacional veio agora dar-lhe razão na disputa com Salvador Malheiro sobre as listas autárquicas.

Ainda que a decisão apele ao “bom senso” das partes envolvidas, explicando que a concelhia não pode ignorar que o candidato – neste caso, Ribau Esteves – tem de ter uma palavra a dizer sobre as listas, a Jurisdição é clara a determinar que o poder de indicar nomes está neste órgão e não pode ser avocado pela distrital, como aconteceu em Aveiro.

O presidente da Distrital do PSD, Salvador Malheiro, e Ribau Esteves, cabeça de lista indicado para as eleições autárquicas em Aveiro, já apresentaram, formalmente, a contestação ao acórdão do Conselho de Jurisdição Nacional esgrimindo “factos e argumentos jurídicos” que deveriam ser considerados numa nova decisão.

Em comunicado, concelhia aveirense do PSD, liderada por Vitor Martins, diz que “não obstante os episódios nefastos para o partido e o facto de que, até à data, o presidente da distrital nunca ter tido qualquer gesto de aproximação com a CPS com vista ao diálogo, como se havia comprometido, manifestamos toda a abertura para o diálogo, caso assim o entenda”.

No entanto, aquele órgão partidário insiste em querer “candidaturas revigoradas”, nomeadamente às juntas de freguesia, onde vários dos actuais autarcas apoiaram outra lista nas eleições internas para a comissão política de secção.

Vítor Martins teve de enfrentar nessa disputa eleitoral interna o actual presidente da Junta de Freguesia de Oliveirinha, Firmino Ferreira, tendo conseguido a sua reeleição por uma diferença de 39 votos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo