Local

Quercus Aveiro denuncia deposição ilegal de amianto na zona florestal de Ovar

A Quercus Aveiro tem recebido queixas e fotografias de colocação ilegal de lixo e restos de obras, em terrenos e caminhos secundários, chamando a atenção para as placas de fibrocimento, com amianto, detectados em Ovar, num dos talhões da zona florestal.
O amianto ou asbesto é o resultado de seis minerais naturais, extraídos de rochas. Este, foi amplamente usado devido às qualidades únicas das suas fibras (flexibilidade, resistência ao calor, isolante acústico, pode ser fiado, tecido e pode ligar-se ao cimento, resinas e plásticos). Contudo, apesar das suas qualidades, a inalação de fibras de amianto pode provocar sérios riscos para a saúde. As fibras de amianto são tão leves, que facilmente penetram e fixam-se nos pulmões, desencadeando doenças graves como asbestose, mesotelioma e cancro do pulmão.
Há mais de 100 anos que existem provas de problemas para a saúde humana, relacionadas com a exposição ao amianto. No entanto, os governantes e os médicos não deram o alarme porque para além da força do lóbi, “as doenças industriais e as mortes eram facilmente aceites por um sistema que as consideravam como um inevitável e necessário subproduto da industrialização.(…)As restrições ao uso do amianto apenas começaram a ser discutidas na década de 70 mas somente na década de 90, um grupo maior de países proibiu o seu uso,(…)Embora a ciência seja uma grande ferramenta para nos ajudar a tomar decisões, a sociedade não agrega a informação a seu favor rapidamente para ajudar nas decisões.” (Em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14799.pdf)
Apesar do problema, do risco do amianto para a saúde pública, ter sido discutido e legislado desde a década de 80, Portugal, em 2005, foi o último país da União Europeia a proibir o amianto. No entanto, este ainda pode ser encontrado em coberturas, revestimentos, isolamentos de edifícios públicos e privados.
A falta de meios e devida atenção dos governantes para este problema, aliado à falta de informação e de recursos económicos, leva a que muitas pessoas retirem sem proteções e depositem estes materiais perigosos em qualquer sítio, prejudicando a sua saúde e a dos demais.
Assim, a Quercus Aveiro apela à difusão desta informação e junta o link da APA que indica o que se deve e pode fazer em relação a este problema neste link.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo