Empresas

Soja recebe segunda visita de veterinários da UE

Um grupo de 42 veterinários e técnicos, representantes de autoridades nacionais de diferentes países da União Europeia e países terceiros, visitou as instalações da Sorgal e da Savinor UTS, empresas do grupo Soja de Portugal, no passado dia 21 de novembro. Esta foi a segunda visita realizada este ano.

Integrada no programa de formação “BTSF – Better Training for Safer Food” da Comissão Europeia, a visita começou pela Sorgal em Ovar, empresa e unidade do grupo, especializada em nutrição animal. Foi ainda na parte da manhã realizado um workshop, onde foram debatidos pelos diversos participantes os assuntos constantes do programa de formação, que tem como principais objetivos garantir e manter um elevado nível de proteção dos consumidores e da saúde animal, melhorar e harmonizar os controlos oficiais nos países da UE e criar as condições necessárias para que as empresas do setor alimentar contribuam para a prioridade da UE em termos de emprego e crescimento e de que forma estão implementadas as melhores práticas na unidade visitada.

Durante o período da tarde, o grupo de veterinários e técnicos, teve ainda a oportunidade de conhecer e verificar as práticas adotadas noutra unidade da Soja de Portugal, a Savinor UTS, no concelho da Trofa, responsável pela recolha, tratamento e valorização de co-produtos de origem animal.

De realçar que o programa “BTSF – Better Training for Safer Food” foi lançado em 2006 e pretende também assegurar a harmonização dos procedimentos de controlo entre os parceiros da UE e os não membros da UE, a fim de garantir uma posição competitiva paralela das empresas da UE com os seus homólogos de países terceiros, criando confiança no modelo regulamentar da UE com as autoridades competentes de outros parceiros comerciais internacionais, preparando desta forma o caminho para novas oportunidades no mercado de produtos alimentares e maior competitividade para os operadores da EU.

Esta foi a segunda vez durante este ano que um grupo do programa “BTSF – Better Training for Safer Food” visitou as referidas unidades da Soja de Portugal. Nesta segunda visita, estiveram 42 Veterinários e Técnicos Oficiais da União Europeia e países terceiros, sendo estes representantes das autoridades nacionais de 19 países, tendo ficado agendado um novo encontro e visita para abril de 2020.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo