Cultura

“The Camarinhas Project” regressa ao Buçaquinho

“The Camarinhas Project” organiza, no próximo dia 31 de agosto, no Parque Ambiental do Buçaquinho, Ovar, a 2.ª palestra e saída de campo sobre as camarinhas. Esta sessão contará com a presença da Prof.ª Aida Moreira da Silva e da Prof.ª Maria João Barroca – Professoras da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, e da Prof.ª Paula Costa – Coordenadora do projeto “Camarinha, um dos segredos da Baleia”.

Recorde-se que na primeira sessão, realizada a 30 de março, esteve Prof.ª Rosa Pinho – responsável pelo Herbário da Universidade de Aveiro – e os Investigadores Jael Palhas e Francisco López – do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra que falaram dos ecossistemas dunares atlânticos e do habitat da camarinha actualmente bastante ameaçado pela presença de espécies invasoras.

As camarinhas são uma espécie existente praticamente só em Portugal e em zonas muito particulares, como é o caso dos ecossistemas dunares atlânticos. Apesar do seu valor ambiental e cultural esta espécie não está abrangida por nenhum mecanismo de protecção, ainda que se encontrando numa situação vulnerável e mesmo em risco de desaparecimento. Para além das invasão do seu território por espécies invasoras, como é o caso das acácias, acresce o corte indiscriminado e abusivo da vegetação arbustiva em zona florestal onde a camarinha e outras espécies estão presentes.

A actividade é de entrada livre mas de inscrição obrigatória a qual deverá ser feita até ao dia 29 de agosto para o endereço [email protected].

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo