Saúde

Actividade física é uma aliada no controlo e prevenção da dor crónica

Dia Mundial da Actividade Física assinala-se a 6 de abril

[themoneytizer id=”16574-1″]

Cerca de 40% da população portuguesa sofre de dor crónica; Campanha “Movimento para o Futuro” pretende incentivar o movimento como forma de prevenção e tratamento de estados de dor ligeira a moderada.

Em pessoas com dor crónica, a prática de exercício físico, personalizado e acompanhado, é benéfica tanto do ponto de vista físico como emocional. Cabe ao médico medir o tipo, a intensidade e duração dos exercícios de acordo com as necessidades, diagnóstico e tolerância do doente. No Dia Mundial da Actividade Física, que se assinala a 6 de abril, a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) lembra a importância da actividade física na maioria das condições álgicas músculo-esqueléticas, incluindo cervicalgias, osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia, dor miosfacial e lombalgia.

Segundo a Dra. Ana Pedro, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), “no alívio dos diversos tipos de dor, a manutenção da mobilidade desempenha um papel de grande importância. No Dia Mundial da Actividade Física, importa reforçar que a adopção de um estilo de vida saudável, como uma simples caminhada, o fortalecimento dos músculos e das articulações, sempre na medida permitida pela dor, são a chave para uma boa recuperação.”

Independentemente da idade, género ou capacidade física, os benefícios de um estilo de vida ativo para a saúde são indiscutíveis e o ponto de partida para o seu controlo eficaz passa pela prevenção. A actividade física permite manter os músculos, as articulações e os ossos saudáveis, ao mesmo tempo que aumenta a força, a resistência, a energia, diminui o stress e melhora a saúde mental.

Com o objectivo de sensibilizar a população para a adopção de comportamentos saudáveis e incentivar o movimento como forma de prevenção e tratamento de estados de dor ligeira a moderada, a APED tem a decorrer a campanha “Movimento para o Futuro”, uma campanha nacional que conta com o apoio de várias associações de doentes e sociedades científicas e que, de uma forma simples e acessível a todos, pretende promover a actividade física como meio de prevenir e melhorar os estados de dor.

A dor é um fenómeno extraordinariamente complexo que vai além dos sintomas físicos. Segundo a International Association for the Study of Pain (IASP), a dor é uma experiência sensorial e/ou emocional desagradável associada a lesão tecidular, real ou potencial, ou descrita em função dessa lesão. Esta pode ser um sinal de aviso para uma lesão (iminente ou real), desempenhando um papel importante de prevenção e de recuperação das funções normais do organismo. Diz-se que a dor é crónica quando, de modo geral, persiste após o período estimado para a recuperação normal de uma lesão. A dor é a causa mais comum a nível mundial para a procura de acompanhamento médico.

Sobre a APED
A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem como objectivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor em Portugal, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela International Association for the Study of Pain e pela Organização Mundial de Saúde. Para mais informações: www.aped-dor.com.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo