Covid-19

Xaxas, Palhacinhas e Charanguinha coroados campeões

Os Xaxas arrebataram o título na categoria de carnavalesco e as Palhacinhas na de passerelle. A Charanguinha tornou-se na escola de samba campeã do Carnaval de Ovar 2014. As escolhas do juri foram conhecidas esta noite e apresentadas na TentZone. Os títulos foram decididos quase por 'photo-finish'. Os carnavalescos e a passerelle cantaram-se vitórias por uma unha negra. Destaque nos carnavalescos, para a subida de qualidade dos Hippies, que se colocaram no 5.º lugar e a melhoria generalizada dos grupos. Na Passerelle, alguma desilusão pela queda dos Bailarinos para o quarto lugar.

Nas Escolas de Samba, a Charanguinha venceu, mas damos destaque ao 'ex-aequo' da Costa de Prata e da Juventude Vareira, com o desempate a sorrir a esta última. Um prémio merecido pelo esforço, qualidade, persistência e paciência. Um elogio extensível igualmente aos Kan-kans.

Este foi um carnaval feito e posto na rua sob condições climatéricas demasiado adversas. Mas os grupos quiseram sair e mesmo aqueles que votaram contra o desfile, na terça-feira, por causa do tempo, tomaram o seu lugar no desfile.

À questão colocada pelo OvarNews, se o carnaval à chuva vale a pena, destacamos a resposta de Bruno Fotografia: "Muito mau para quem nos está a ver, desagradável mesmo, e notou-se a fraca afluência do público, pelo que este ano a receita das bilheteiras vai sofrer um forte corte (e para o ano também)".

Para Bruno, que percorre os maiores carnavais de país, não há dúvidas de que "é também muito mau para o desfile em si, já que assim os grupos e escolas não mostram verdadeiramente o que valem".

Para ele, é tempo de rever estes casos e começar a pensar em adiar, caso as condições climatéricas sejam adversas à realização do Grandioso Corso de Carnaval de Ovar.

"Ovar merece que se pense no espetáculo em si, porque afinal de contas, estamos a preparar um Desfile para quem nos vem ver, e não para quem desfila", concluiu Bruno.

 

Alexandre Rosas, vereador da Câmara Municipal que teve o complicado pelouro do Carnaval, disse-nos que estas terão sido das decisões mais complicadas de tomar. Questionado sobre a possibilidade de adiamento, explicou que a logística do Carnaval de Ovar é de tal maneira pesada e onerosa que seria necessário voltar a pedir autorização ao executivo para aprovação de verbas, e provavelmente não haveria tempo.

À chuva, nas bancadas, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, assistiu de princípio ao fim aos corsos. À noite, no meio dos festejos (e das frustrações) da classificação, lembrou "a grande prova de coragem, união e espírito de sacrifício que deram os nossos grupos – todos sem excepção, e as nossas escolas de samba!"

"O Município orgulha-se de Vós! A classificação final pouco importa. Todos saíram Vencedores!", finalizou, garantindo que o Carnaval de 2015 já está em marcha.

(Fotos: Hugo Monteiro)

 

Classificação Carnavalesco – Pontuação
1. Xaxas       – 790
2. Pinguins   – 788,5
3. Vampiros  – 716
4. Marados   – 705,5
5. Hippies     – 653
6. Zuzucas    – 640, 5
7. Pindéricus – 618,5
8. Catitas      – 586
9. Marroquinos  – 584
10. Garimpeiros – 566
11. Não Precisa – 537
12. Condores     – 519
13. Carrucas      – 517, 5
14. Pierrots       – 493, 5

Classificação Passarelle
1. Palhacinhas                – 646
2. Joanas Arco da Velha  – 622,5
3. Melindrosas                – 606 
4. Bailarinos                   – 577  
5. Barulhentas                – 557,5
6. Levados Diabo            – 515

Classificação Escolas de Samba
1. Charanguinha
2. Juventude Vareira
Costa de Prata
4. Kan kans

(Fotos: Hugo Monteiro)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta