CulturaPrimeira Vista

Doce “made in Ovar” vence concurso “Delícia do Porto”

A decisão foi hoje conhecida na Alfândega do Porto e consagrou a proposta ovarense no concurso para encontrar uma nova especialidade doce para a cidade portuense.

Tal como o OvarNews informou em primeira mão, foi a paixão pela doçaria conventual levou Gabriela Ribeiro a entrar no concurso. É a Chef pasteleira natural do Porto e estabelecida em Ovar quem explica o conceito do doce que, após ultrapassar várias fases, foi o vencedor do certame: “Homenagear e lembrar o extinto Convento de S. Bento da Avé Maria do Porto que se situava onde está hoje a emblemática Estação de S. Bento”.

Os ingredientes de algumas das receitas deste Convento, tais como o milho, o pão e as trouxas de ovos serviram de ponto de partida para a criação da sua peça à qual adicionou ainda o feijão branco.

O formato do doce, por outro lado, inspira-se na “doação que D.Pedro IV fez (o seu coração) à cidade do Porto, como forma de agradecimento da lealdade do povo do Porto à causa Liberal”, explica Gaby, que já é a autora do “vareiro”, pastel vencedor de idêntico concurso promovido pela Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar.

Refira-se que os candidatos foram escolhidos por um conselho de especialistas, entre os quais estavam os Chefs Ljubomir Stanisic e Hélio Loureiro e por uma votação popular. A proposta vencedora receberá um prémio monetário de 10 mil euros, podendo ser produzida por várias pastelarias.

O doce estará disponível no comércio tradicional, na hotelaria, nas caves de Vila Nova de Gaia, nos cruzeiros do Douro e um pouco por todo o distrito portuense, segundo Olga Domingues, da organização.

Eis como a votação ficou ordenada:

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo