CulturaPrimeira Vista

Exposição individual de José Rosinhas no Museu

O Museu de Ovar apresenta ao público uma exposição individual de pintura de José Rosinhas intitulada “Se_A_eVA_nãO_sHe”. A inauguração é este sábado e a mostra estará patente ao público até ao próximo dia 14 de Fevereiro de 2015.

“Se_A_eVA_nãO_sHe”, pretende ser uma mostra de trabalhos recentes que marcaram o percurso artístico do artista em diálogo com algumas das peças do espólio do Museu de Ovar.

Das obras recentes o público poderá ter oportunidade de interpretar mais de vinte telas, salientando-se porém a tela em que a palavra “arte” é a protagonista da obra, e também da sua vida. Letra e palavra juntam-se a outros protagonistas da sua obra plástica.

Trata-se porém de uma exposição que mostra ao público visitante o tema de trabalho e de pesquisa que tem acompanhado o artista ao longo de vários anos. A questão de género e de identidade está presente através de palavras como “eva”, “she”, “he” que põe em causa a imagem que associamos às mesmas.

Breve biografia:

José Rosinhas
Nasceu em 1972 no Porto.
1993-1998 – Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
2003-2004 – Pós-graduação em Gestão de Património Cultural pela Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa.

Participou em várias exposições colectivas e individuais, e está representado em colecções nacionais e internacionais, como por exemplo: Associação Nacional de Jovens Empresários (Porto), Fundação Dr. Luís de Araújo (Porto), Lanchester Gallery (Reino Unido), Masc Foundation, Viena, Áustria, MAK – Austrian Museum of Applied Arts/Contemporary Art, Viena, Austria, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, entre outros.

Foi premiado no III Concurso de Jovens nas Artes Plásticas – Francisco Wandschneider (3º Prémio em ex aequo, concedido pelo BCP).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo