CulturaPrimeira Vista

Folclore vareiro desfilou na passerelle nacional do Traje Popular Português

Os grupos folclóricos Fogueteiros Arada, Tricanas de Ovar , Moliceiros Ovar, Região de Ovar, Cancioneiro de Ovar, Grupo de Danças e Cantares de Maceda e Camponeses da Beira Ria, da Murtosa, participaram no XXV edição do Desfile Nacional do Traje Popular Português, que decorreu em Monção.

Mais 𝗱𝗲 𝟭.𝟮𝟬𝟬 𝗳𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼𝗿𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 estiveram presentes nesta organização da Federação do Folclore Português, com apoio da Câmara Municipal de Monção e da Fundação INATEL.

O desfile teve lugar na envolvente da Estátua da Danaide, no Largo do Loreto, em pleno centro histórico da vila, contando com a presença de representantes de todas as regiões etnográficas do pais, com excepção das ilhas, numa passerele com extensão total de 60 metros.

De edição para edição, o evento tem ganho notoriedade e o número de participantes tem vindo a aumentar. A tocata foi constituída por agrupamento folclóricos de Monção, nomeadamente, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, a Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros, a Associação “Os Moleirinhos do Gadanha”, e o Grupo de Danças e Cantares de Mazedo.

Com orientação do Conselho Técnico Regional do Alto Minho da Federação do Folclore Português, na tocata participará, também, a Associação Cultural “Segadas de Maio”. Referência, ainda, para a presença de algumas representações de comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, destacando-se a Casa de Portugal em Andorra e o Grupo Folclórico Alma Lusa, vindo do Brasil.

O Desfile Nacional do Traje Popular Português tem como objetivo a divulgação e valorização do modo de trajar do povo português nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, bem como a promoção da arte, riqueza e diversidade do traje nacional.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo