LocalPrimeira Vista

Furadouro: Festas do Mar arrancam no fim do mês

Comissão de festas conta ligar iluminação no dia 31 de Agosto

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

As Festas do Mar do Furadouro vão decorrer nos dias 7,8, 9 e 10 de setembro e, ao contrário com os festejos de Cortegaça, Esmoriz e até do Torrão do lameiro, o programa ainda não é conhecido.

José Henrique Silva, da organização, garante que “está tudo a andar para que as festas se realizem”. A programação está “um pouco atrasada, pois o mandato anterior terminou, não apareceu qualquer lista nova para assumir a direcção dos Amigos do Furadouro e então resolvemos continuar”. “Por mim, as Festas do Mar não acabam” e repete que “já está tudo delineado e andamento”.

Por um lado, José Henrique vê nesta uma oportunidade “para limpar algo que de menos bom possa ter acontecido noutros anos, pois todos cometemos erros sem querer”. Assim, garante que, “este ano, vamos fazer uma festa à maneira mas sem entrar em loucuras”, lamentando que “o programa da Câmara Municipal de Ovar este ano só vai até ao dia 25”.

O responsável pelos festejos em honra dos Senhores da Piedade assume “cortes e menos investimento em espectáculos, pois cada ano que passa os donativos em vez de aumentarem, diminuem”, desabafa. Mesmo assim, “vamos apostar forte na noite de sábado, noite que terá uma grande sessão fogo de artíficio, para compensar”. Promete-se ainda uma procissão “diferente e mais rica”

“Vamos ter uma boa iluminação nas ruas” que será ligada a 31 de Agosto e ficará até ao final da romaria até 10 de Setembro.

Um pouco de História
A festa do Mar ou dos Pescadores era o nome dado, inicialmente, à conhecida e popular romaria do Senhor da Piedade, na praia do Furadouro.

No ano de 1954, a Câmara de Ovar solicitou que fosse considerado feriado concelhio a 2.ª feira imediata ao 3.º domingo de Setembro, isto é, o dia em que se realizava a Festa do Mar na praia do Furadouro, já que esta e a romaria de S. Paio da Torreira eram as duas grandes festas marítimas do distrito de Aveiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo