Opinião

Demita-se Sr. Ministro da Saúde! – Por Fernando Camelo Almeida

Hoje, Ovar foi surpreendido com a notícia da sua integração na ULS da Região de Aveiro, em vez, do que era lógico e mais racional, a integração na ULS Entre Douro e Vouga.

Como se já não fosse suficientemente mau, um município com mais de 55.000 habitantes permanentes e muita população flutuante, não ter um Serviço de Urgência Básico no Hospital local, nem sequer uma VMER, agora ainda é confrontado com esta decisão injusta e penalizadora para todos os habitantes do concelho de Ovar.

Em vez de ficarmos a 7 minutos do Hospital de Santa Maria da Feira, passaremos a estar a 40 minutos do Hospital de Aveiro, já para não referir o transtorno entre ir para Coimbra quando necessário. Sendo um município com algumas freguesias mais rurais e um elevado número de idosos, muitos deles sem transporte próprio, a decisão tomada é ainda mais descabida.

Bem sei que o executivo da Câmara Municipal de Ovar não esteve bem neste processo, porque inicialmente aceitou tacitamente esta opção na CIRA e, posteriormente, tentou mudar de posição, mas de forma dúbia, quem sabe para não entrar em completa contradição com a posição tomada na CIRA.

Mas não são os acordos políticos de bastidores ou as posições infelizes de autarcas que devem condicionar a decisão de um ministro, é a vontade da população que foi clara através de uma petição enviada para a Assembleia da República e de uma manifestação realizada nas ruas da cidade de Ovar, isto para além de uma moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Ovar que uniu todos os deputados municipais na defesa da integração de Ovar na ULS Entre Douro e Vouga e de um Projecto de Resolução apresentado pelo Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da Républica.

Eu próprio estive presente na Comissão Parlamentar de Saúde na Assembleia da República e atesto que os Grupos Parlamentares presentes nessa reunião (PS, PSD e Chega) foram solidários com os desígnios da população de Ovar.

Escrevi ao Sr. Ministro da Saúde duas cartas com argumentação válida para não cometer esta injustiça e na esperança que ouvisse a voz do povo, mas infelizmente optou por ser mais um “coveiro” da Saúde no município de Ovar.

Conseguirá explicar que São João da Madeira que fica colado aos Hospitais de Santa Maria da Feira e a Oliveira de Azeméis, tenha um Serviço de Urgência no Hospital e Ovar, que é um concelho de maior dimensão, com mais densidade populacional e com uma grande zona costeira, não tenha qualquer Serviço de Urgência? Não conseguirá explicar, porque não há explicação possível para tão grande falta de equidade, a não ser a influência política de um ex-Ministro Sanjoanense. É muito triste que assim seja.

Perante o estado caótico do SNS e agora, tamanha falta de sensibilidade, sentido de justiça e enorme falta de respeito pelo concelho de Ovar, o Sr. Ministro da Saúde deve demitir-se!

 

Fernando Camelo de Almeida, Deputado Municipal em Ovar

 

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo