EmpresasPrimeira Vista

Empresa ovarense “Curtumes Aveneda, Lda.” comemorou 25 anos

No fim-de-semana de Páscoa, a empresa Curtumes Aveneda, Lda, juntou colaboradores, amigos e entidades oficiais para comemorar um quarto de Século de actividade produtiva.

A empresa Curtumes Aveneda, Lda. nasceu a 18 de fevereiro de 1998, com sede e estabelecimento fabril em São Vicente de Pereira Jusã, no concelho de Ovar, iniciou a sua laboração em 01 de abril do mesmo ano e tem como objeto a Indústria de Curtimenta e Acabamento de Peles sem Pêlo.

Em termos de produção deu continuidade à empresa Curtumes Miguel Branco, Lda. (que já existia desde Janeiro de 1980), a qual passou a ter apenas uma atividade comercial e é atualmente sua associada.

A Curtumes Aveneda tem 40 funcionários e uma capacidade de produção de cerca de 20.000m2/mês.

A área coberta, fabril e de armazenagem é de cerca de 4.000m2 e de área descoberta cerca de 17.000m2.

A Aveneda possui uma pequena participação no capital do CTIC (Centro Tecnológico da Indústria do Couro) e do CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal).

Desde sempre dedicada à produção de artigos de média e alta qualidade para a indústria do calçado e de marroquinaria, ao longo destes 25 anos, a Curtumes Aveneda consolidou uma marca conceituada e com notoriedade em Portugal e no estrangeiro.

Cerca de 20% da sua produção destina-se ao mercado interno, destinando-se a maior parte à exportação para países como França, Suécia, Holanda, China, Alemanha e Espanha.

A elevada qualidade técnica dos seus recursos humanos e a participação em variados projetos de I&DT, bem como a atualização permanente dos seus processos de fabrico, permitem-lhe manter-se na linha da frente no que respeita à qualidade e ao lançamento de produtos inovadores amigos do ambiente e de elevado valor acrescentado, onde se destacam o couro ecológico e o metal-free (BIOCOURO), bem como artigos waterproof, etc.

As preocupações ambientais tiveram sempre um lugar de destaque nas prioridades desta empresa. Para tratamento dos seus efluentes líquidos construiu uma ETAR (química e biológica) que respeita os mais elevados padrões de qualidade.

Parte dos seus resíduos sólidos (através de um processo de compostagem) são utilizados como fertilizante agrícola, sendo que, apenas uma pequena parte é encaminhada para aterro.

Ao nível dos efluentes gasosos, todas as fontes emissoras são equipadas com sistemas de lavagem dos gases e devidamente monitorizadas.

A nível energético, a empresa fez recentemente diversos investimentos, onde se destaca a reestruturação do ‘layout’ da parte da produção, a substituição do seu sistema de iluminação (passando a utilizar apenas lâmpadas de baixo consumo) e a instalação de um sistema de 373 painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica para autoconsumo (cerca de 25% do consumo).

No jantar comemorativo do aniversário da empresa estiveram presentes além dos sócios-gerentes da Curtumes Aveneda, Lda. António Novo e José Andrade, colaboradores, familiares, outros convidados e as representações da Câmara Municipal de Ovar, através do seu vice-presidente, Junta da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã e ainda dos sócios da empresa sua associada “Curtumes Miguel Branco, Lda, numa sessão conduzida pela colaboradora Dra. Susana Novo.

Festa e Ofertas

Durante o jantar comemorativo  os colaboradores da empresa ofereceram aos sócios gerentes António Novo e José Andrade uma Placa de “Reconhecimento e Gratidão”, com os seguintes dizeres:

Curtumes Aveneda, Ld.ª 1998 | 2023

Neste dia memorável em que a empresa completa 25 anos de atividade, os seus colaboradores reconhecem e agradecem aos seus sócios gerentes o sucesso da sua gestão e a credibilidade e a confiança dos seus produtos.

O nosso foco é continuar a dar o nosso melhor para que a Empresa Curtumes Aveneda siga na senda do progresso e do êxito do seu projeto empresarial, comungando a divisa do nosso Infante D. Henrique “Talant de bien faire” que nos exorta diariamente ao esforço pessoal no sentido da perfeição.

É um orgulho fazer parte desta empresa!

Ovar, 01.04.2023.

Os Colaboradores. “

A saudação inicial da sessão comemorativa esteve a cargo do sócio gerente José Andrade, que agradeceu as presenças na comemoração desta etapa importante da empresa.

Em nome da Curtumes Miguel Branco, falou o antigo sócio Joaquim Antenor que fez um historial das implantação da indústria dos curtumes em Ovar.

Das intervenções feitas durante o jantar comemorativo pelos representantes da Câmara Municipal de Ovar e da União de Freguesias, foi vincado o reconhecimento público pelo contributo da empresa aniversariante para “o desenvolvimento empresarial do Concelho de Ovar e da Comunidade onde está inserida e pelo excelente relacionamento institucional que vem mantendo com as instituições”.

A terminar o sócio-gerente António Novo enfatizou a presença de todos e “reconheceu que os anos já decorridos desde a fundação da empresa são uma grande conquista, num mercado tão competitivo e desafiador, feito com resiliência, determinação e espírito empreendedor”.

Olhando para o futuro, António Novo disse que “o passado serve como um importante guia orientador, continuando a apostar na inovação como chave para a sustentabilidade e a competitividade no mercado”.

Não esqueceu o gesto de reconhecimento que representou as presenças e as intervenções proferidas pelos representantes das Entidades Oficiais no contributo da empresa para o desenvolvimento do Concelho de Ovar e disse “contar com o seu contributo para apoiar este projeto empresarial e social”.

Um ambiente de grande cordialidade, excelente organização e sintonia nos votos formulados nestes 25 anos da Curtumes Aveneda, Lda. marcaram de forma indelével esta comemoração, representando um excelente exemplo de ambiente laboral, de conhecimento de boas práticas ambientais, de relacionamento institucional com a Comunidade em que está inserida e de êxito empresarial.

Parabéns Aveneda!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo