Já se consegue saber que tempo fará no Carnaval?

O tempo estável, seco e soalheiro, poderá estar a acabar a partir desta terça-feira, 7 de fevereiro, já que se prevê o regresso do ar polar continental a Portugal continental.
Consequentemente, os dias de sol poderão ser bruscamente interrompidos por nuvens e alguns períodos de chuva, não se descartando inclusive a possibilidade de queda de neve.
Tempo estável, seco e soalheiro com as “horas contadas” em Portugal ? A última actualização dos modelos de maior confiança, sugerem que esta semana vai terminar repleta de nuvens, de norte a sul da geografia continental.
Hoje, dá-se a entrada de ar polar continental, altura em que se verificarão períodos de chuva e possível queda de neve, intercalados com nuvens e abertas.
Quanto à precipitação, apesar do cenário ligeiramente chuvoso previsto entre os dias 7 e 9 (possivelmente até mais), a próxima semana, ainda assim, poderá registar uma anomalia de precipitação negativa (níveis de precipitação acumulada inferior à média climatológica de referência).
Quanto à segunda quinzena de fevereiro, a incerteza aumenta exponencialmente do dia 15 em diante, sobretudo tendo em conta que fevereiro é um mês conhecido pela sua “loucura” meteorológica por causa das bruscas e drásticas mudanças no estado do tempo, que por vezes ocorrem em poucas horas, pelo que há vários cenários “em cima da mesa”.
Alguns mapas de previsão já vão detectando sinais de que a segunda metade de fevereiro poderá vir a ser mais “movimentada” do ponto de vista atmosférico nas nossas latitudes, em comparação com a primeira, especialmente na última semana do mês. Isto significaria mais dias de chuva, frio e possivelmente neve.
No entanto, há mais dúvidas do que certezas, uma vez que a atual configuração do mapa de geopotencial prevê, para Portugal, a persistência do anticiclone durante as próximas semanas.