LocalPrimeira Vista

Município aposta nas Festas do Mar – Salvador Malheiro

Festas do Mar de Esmoriz arrancam amanhã na praia

[themoneytizer id=”16574-1″]

As Festas do Mar da praia de Esmoriz, em honra do Senhor dos Aflitos e da Senhora da Boa Viagem, começam no próximo dia 23 de Agosto e há muito que têm um programa delineado. Além de uma salva de morteiros a anuciar que os festejos se vão iniciar, há música com João Carlos e Fábio André, a partir das 23 horas, no palco das festas.

No dia 24 de Agosto, às 22 horas, é Bruno Cordeiro que sobe ao palco, e no dia 25, a animação está assegurada com a presença do popular grupo Diapasão, que actuam às 22 horas.

Outro ponto alto dos festejos é o dia dedicado à componente religiosa. O domingo é, pois, sempre muito aguardado pelas gentes do mar e a programação reserva-lhe um dia em grande. De acordo com a programação, a Banda Musical Boa União entra no adro da igreja cedinho para iniciar uma arruada pela praia esmorizense, às 9 horas.

A Missa na capela em honra dos santos, celebrada pelo reverendíssimo pároco da freguesia tem início marcado para as 11 horas. À tarde, por volta das 15 horas, realiza-se a majestosa procissão que sai da Igreja nem direcção à Capela da Praia, onde se realizará a tradicional Benção do Mar, acompanhada pela Banda boa União e pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

A procissão com bênção ao mar atrai, todos os anos, milhares de visitantes à praia de Esmoriz. Trata-se do ponto alto das festas em honra de Senhor dos Aflitos e da Senhora da Boa Viagem, em Esmoriz. Com os andores voltados para o oceano, o pároco que preside ao cortejo religioso abençoa o mar, num gesto particularmente significativo para a comunidade piscatória local. A noite é animada pelo grupo Bossa Nova. Na segunda-feira, 27 de Agosto, o grupo Tekos finaliza os festejos.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, afiança que o Município “aposta nas Festas do Mar, pois são, além das vertentes festiva e comercial, há uma vincada manifestação de identidade deste povo que é importante proteger”.

O autarca, que é natural de Esmoriz, sublinha que o verão de 2018 tem sido muito bom para o concelho, “com praias sempre cheias e os comerciantes locais com quem falamos mostram-se muito satisfeitos”, concluiu.

(Foto: Carlos Alexandre in FB das Festas do Mar de Esmoriz)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo