LocalPrimeira Vista

Projecto para a reabilitação do Bairro do SAAL tem luz verde

[themoneytizer id=”16574-1″]

A Câmara Municipal de Ovar entregou à Procifisc o projecto de requalificação do Bairro do SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), de Cortegaça.

A empresa especializada em consultoria, engenharia e arquitectura, com sede em Castelo Branco, declara que este é “desafio irrecusável” num bairro emblemático que é, ao mesmo tempo, um “projecto marcante da história de Portugal”.

O Bairro do SAAL é um projecto social e habitacional que surgiu após o 25 de Abril de 1974, através de um processo estimulado pelas condições político-sociais do período revolucionário, através do qual os moradores se organizaram com programas de reabilitação das zonas de habitação degradada, com participação e colaboração de arquitetos e urbanistas.

Tratou-se de movimentos de moradores que se assumiram com o objectivo de travar a apropriação do solo urbano por parte de grupos de especulação imobiliária.

Ao fim de quatro décadas de degradação e abandono a que ficou sujeito o Bairro do SAAL, em Cortegaça, neste bairro inacabado e em alguns casos em ruínas, com condições habitacionais desumanas, despertou uma nova geração de moradores, que nasceu, cresceu e ali continua a viver, assumindo de viva voz, a defesa do seu bairro requalificado.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo