ComunicadosPolítica

PSD: AR saúda jornal O Regional na passagem do seu centésimo aniversário

A Assembleia da República aprovou esta terça-feira um voto de saudação ao jornal O Regional, semanário do concelho de S. João da Madeira, na passagem do seu centésimo aniversário, iniciativa da deputada do PSD Carla Madureira, subscrita por um conjunto de parlamentares da bancada social democrata. O periódico “assume uma dimensão que só pode constituir um motivo de orgulho para os que asseguram a sua continuidade” – pode ler-se no texto que suporta o voto.

O Regional foi fundado a 1 de janeiro de 1922 “e o seu nascimento foi uma necessidade premente, porque a freguesia ardia em ânsias de se emancipar e era absolutamente necessário haver na terra um jornal que fosse o porta-voz dos anseios do povo sanjoanense” – sublinha o voto, enfatizando que ”os jovens que o criaram viram os seus propósitos coroados de êxito, quando, dois pares de anos volvidos, a autonomia administrativa de S. João da Madeira se tornou uma realidade”.

Semanário regionalista e de cultura da cidade de S. João da Madeira, dirigido aos habitantes do concelho e de toda a região norte do distrito de Aveiro, o periódico pautou a sua ação na luta pelo engrandecimento do concelho nos anos subsequentes. Conforme pode ler-se na saudação da Assembleia das República, “a ligação que manteve com os sanjoanenses de além-mar, designadamente das comunidades radicadas no Rio de Janeiro e em Belém do Pará, no Brasil, revelou-se de extraordinária importância para S. João da Madeira”.

“O Regional foi o companheiro de viagem, da saudade e do exílio, foi, em suma, o cordão umbilical que os ligou sempre e para sempre à terra onde nasceram e a quem haveriam de deixar um significativo quinhão da riqueza que acumularam ao longo das suas vidas” – lê-se, a propósito.

Ao completar 100 anos de existência, no passado dia 1 de janeiro de 2022, o semanário sanjoanense passou a fazer parte de um número restrito de periódicos centenários de língua portuguesa, que chega aos 50, editados entre Portugal e o Brasil.

Para os deputados, o jornal “assume uma dimensão que só pode constituir um motivo de orgulho para os que asseguram a sua continuidade, para os que nele colaboram, para os que nele anunciam os seus produtos e as suas empresas, para todos aqueles que o leem semanalmente e para o País, que conta com uma imprensa regional decidida, empenhada e de qualidade”.

O semanário tem uma tiragem média de 23.000 exemplares e conta com um número de leitores que vai muito para além desse número, “O Regional inicia agora uma nova fase da sua existência, sempre fiel aos princípios que nortearam a sua criação, consagrados no Estatuto Editorial do jornal, a caminho do bicentenário” – notam os parlamentares.

A Assembleia da República saudou, assim, o jornal O Regional pelo seu centenário, manifestando o seu reconhecimento e gratidão pelo “relevante e valioso serviço público” prestado ao longo dos últimos cem anos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo