Opinião

Recebi um telefonema – será uma chamada ou uma consulta? Por Dr. Rui Lobo

Nestes tempos difíceis que actualmente atravessamos, e sempre que se justificou,
a sua equipa de saúde familiar nunca deixou de acompanhar os seus utentes.
Aumentamos significativamente o número de consultas telefónicas de forma a
evitar deslocações desnecessárias dos utentes à unidade de saúde e assim
minimizar os riscos associados.

Estas consultas, além de partirem da relação de confiança que tem com o seu
médico ou enfermeiro, consistem igualmente na consulta integral do processo
clínico digital de cada utente bem como dos resultados de eventuais análises e
exames que tenha feito, pelo que, têm sido uma boa estratégia para resolver
muitos dos problemas de saúde, sem comprometer a segurança de todos.

O próprio utente pode solicitar uma consulta telefónica entrando em contacto
com a USF por telefone (256 590 050) ou email ([email protected]
saude.pt ). Temos o compromisso de responder com a maior brevidade possível,
até 72h úteis após o processo entrar na ordem de tarefas do profissional de
saúde. Muitas vezes as chamadas são efetuadas desde os telefones pessoais dos
profissionais da USF, e por uma questão de salvaguarda da privacidade, a
chamada pode ser feita em modo de Número Anónimo.

Quando for contactado pelo seu profissional de saúde, é importante assegurar
um ambiente calmo para poder conversar e deve também ter à sua disposição
todos os dados e documentos que sejam relevantes para essa consulta telefónica.
Por exemplo, se fez análises de sangue ou outros exames de diagnóstico, é
importante ter à mão esses relatórios. De igual modo deve saber exatamente
qual a medicação em uso para poder efetuar a aferição terapêutica.

Durante a consulta telefónica, se houver necessidade, serão emitidos receitas e
exames, que lhe podem ser enviadas por SMS, email ou ficarem disponíveis em
papel para serem levantados na secretaria da USF, conforme a sua preferência.
No final da consulta telefónica, se for necessário, o seu médico ou enfermeiro não
hesitarão em agendar-lhe uma consulta presencial.

Por fim, importa reforçar que uma chamada telefónica da sua equipa de saúde
não é uma simples chamada! É uma consulta telefónica, equivalente, e por vezes
até superior a uma consulta presencial.

Sabemos que atravessamos momentos particulares, mas estamos confiantes de
que com o nosso empenho e com colaboração dos nossos utentes, com o uso
racional e não excessivo dos serviços, vamos conseguir seguir “Juntos rumo à
saúde!”.

Dr. Rui Lobo, Médico interno USF João Semana

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo