Covid-19

Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes em Lisboa

A Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, de Válega, concelho de Ovar, leva a tradição vareira de Cantar dos Reis, em Lisboa, este domingo de Reis.

A troupe valeguense vai actuar em diversos locais, tais como na Basílica da Estrela, no Jardim da Estrela, no Centro Comercial das Amoreiras, no Patriarcado, no Largo do Rossio, no Arco da Rua Augusta e nas Estações da CP no Rossio e de Santa Apolónia, entre outros.

A viagem só foi possível garaças a alguns apoios, nomeadamente, o almoço oferecido pela Junta de Freguesia da Estrela, a que pertence o bairro "vareiro" da Madragoa, e 50% do custo da viagem de ida e volta, de comboio, por parte da CP e ainda outros da Câmara Municipal de Ovar.

No presente ano, a Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes comemora 27 anos de existência. 

Manter viva a tradição

Esta secção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes exibiu-se pela primeira vez no tradicional "Cantar os Reis" de 1987, em Ovar, tendo como missão manter viva uma tradição que estava a desaparecer em Válega, e ainda levar a bom termo uma angariação de fundos para aplicar no incremento de atividades da coletividade (que nasceu a 5 de maio de 1985).

O grupo reúne anualmente, cerca de 40 elementos (entre instrumentistas e cantores), sendo a maioria do sexo masculino. Entre os meses de outubro e dezembro, os músicos ensaiam arduamente e afincadamente para que o desempenho conjunto seja o melhor possível, e todos eles merecem da agremiação, louvores, carinho e um apreço notável pela forma desinteressada e empenhada como estão sempre prontos a servi-la.

As canções apresentadas, são sempre originais inéditos da autoria de compositores/poetas valeguenses e/ou vareiros, que têm contribuído para que esta secção seja um verdadeiro êxito. 

Ao longo dos anos, têm sido vários os autores das canções: Carlos Rodrigues, Manuel Ferreira, Zé da Vesga e Honório Resende.

A troupe visita anualmente várias residências, estabelecimentos comerciais e instituições, e actua na tradicional e grande Noite de Reis, organizada pela Câmara Municipal de Ovar. Mas no cômputo geral, as actuações da Troupe de Reis são sobretudo públicas.

É sem dúvida a Troupe de Reis, uma das principais fontes de receita da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes. A esta secção se deve a existência da “Bolsa de Estudo Troupe de Reis”, pois é na angariação de fundos, que se consegue a expressão monetária, que por vontade expressa de todos os seus elementos, a torna uma realidade. 

A Bolsa de Estudo é concedida anualmente aos antigos alunos da Escola Oliveira Lopes, que frequentem qualquer grau de ensino, e que apresentem carências económicas e bom aproveitamento escolar.

Sem sombra de dúvidas, trata-se de uma atividade de cariz cultural e social, importante e meritória que preserva a tradição reiseira e valoriza a freguesia de Válega (concelho de Ovar).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo