Política

Política Municipal de Juventude com parecer favorável

O Conselho Municipal de Juventude aprovou as linhas gerais da política municipal de Juventude para o ano de 2021 e as respectivas verbas do orçamento municipal para esse efeito.
Chamado a pronunciar-se, o órgão que reúne representantes das Associações Juvenis, Associações de Estudantes, Juventudes Partidárias, Escuteiros e Partidos Políticos, emitiu um parecer favorável quanto aos documentos, o que para o vereador da Juventude da Câmara de Ovar, Ruben Ferreira, constitui “uma satisfação enorme e um reflexo do trabalho de proximidade e em rede que é desenvolvido com o Conselho Municipal de Juventude”.

Recordando que a verba atribuída nos orçamentos municipais para política de juventude tem aumentado consistentemente desde 2017, o vereador Ruben Ferreira explica que a estratégia em 2021 passa por “continuar a desenvolver políticas para a juventude, com a juventude e a partir da juventude, reforçando as apostas de sucesso que temos em vigor e iniciando projetos arrojados em áreas inovadoras como o gaming e a robótica”.

Entre as novidades previstas no documento encontra-se a aposta na área dos videojogos e da robótica, e ainda um formato inovador de formações em que são os próprios jovens do concelho a escolher, através de votação, os temas que pretendem ver proporcionados.
Além destas, no documento aprovado encontra-se também a realização de workshops de aquisição de competências e desenvolvimento pessoal, formações para dirigentes associativos, conferências e atividades de lazer, com especial destaque para a comemoração do Dia Internacional da Juventude em Ovar.

Os documentos foram aprovados por maioria com os votos favoráveis das Associações de Estudantes da Escola Secundária de Esmoriz e da Escola Secundária Júlio Dinis, dos Agrupamentos de Escuteiros, do Grupo Folclórico “Os Fogueteiros de Arada”, da “Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar”, da CRECOR e da Juventude Social Democrata (JSD), e com a abstenção da Juventude Socialista.
Recorde-se que o Conselho Municipal de Juventude de Ovar foi criado em janeiro de 2020, sendo o órgão consultivo do Município para as matérias relacionadas com políticas de juventude.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta