LocalPrimeira Vista

Homem confessou autoria de incêndio que causou milhões de prejuízo

Fogo ainda está na memória de todos

Um homem confessou ter ateado um incêndio em Oliveira de Azeméis, que causou um prejuízo de quatro milhões de euros, mas negou a autoria de outros quatro fogos de que também é acusado.
“O incêndio do dia 13 fui eu, os outros não”, afirmou o arguido, de 39 anos, que começou ontem a ser julgado no Tribunal de Santa Maria da Feira, num processo em que responde por cinco crimes de incêndio florestal ocorridos em Julho de 2022.
O incêndio que o arguido diz ter ateado, no dia 13 de Julho de 2022, começou em Oliveira de Azeméis e alastrou aos concelhos de Estarreja e Albergaria, tendo consumido mais de 2.800 hectares e causado prejuízos superiores a quatro milhões de euros.
Perante o colectivo de juízes, o arguido explicou que fez “um molho de folhas” e ateou o fogo com um isqueiro. “Só ateei uma vez e estou arrependido por isso”, afirmou, citado pela agência Lusa.
O incêndio que deflagrou cerca das 13h00 no dia 13 de julho, no lugar da Senhora da Ribeira, na freguesia de Pinheiro da Bemposta, em Oliveira de Azeméis, chegou a ser combatido por mais de 450 operacionais, com a ajuda de vários meios aéreos, tendo sido dado como dominado pelas 20h00 de 14 de Julho.
Quatro dias depois, o arguido foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Zona Norte.
Na altura, a PJ referiu que o incêndio ocorrido no dia 13 teria sido provocado com recurso a rastilhos efectuados pelo autor, em locais de grandes manchas florestais, colocando ainda em perigo aglomerados populacionais e várias infraestruturas, tendo consumido uma área considerável de cerca de 2.500 hectares.
[give_form id=”70395″]
O fogo destruiu uma “pequena serralharia familiar”, uma empresa de ‘pellets’, bem como o respectivo ‘stock’, e uma casa devoluta. As autoestradas A1, A29, A25 e o Itinerário Complementar 2 (IC2) chegaram a estar cortadas durante várias horas.
Além deste incêndio, o arguido está acusado da autoria de outros quatro incêndios de menor dimensão, ocorridos no mesmo mês, também no concelho de Oliveira de Azeméis.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo